Oferta de livros em aplicativo cresce 68% na primeira quinzena do ano, impulsionada pelo período de volta às aulas
Crescimento foi observado na comparação com o mesmo intervalo de 2018.
Sou da época em que comprar livros usados para o próximo ano era algo eventual em minha casa, justamente para diminuir os custos, mas além disto sempre há a questão ambiental por trás deste hábito familiar.
As despesas do início do ano afetam diretamente o orçamento familiar de muitos brasileiros. A lista de material escolar é uma delas e ficou 10% mais cara em 2019, de acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae). Nesse contexto, o mercado de seminovos e usados se apresenta como uma boa opção para quem quer economizar. Dados levantados pela OLX mostram que a oferta de livros na plataforma cresceu 68% nos primeiros 15 dias de janeiro, em relação a primeira quinzena de dezembro de 2018.
Mais de 80 mil livros foram colocados à venda por meio da OLX e mais de 30 mil pessoas anunciaram seus materiais usados, na primeira quinzena de 2019. Comparado com o mesmo período do ano anterior, esses números cresceram 14% e 13%, respectivamente. Ainda nos primeiros 15 dias do ano, o número de anunciantes na subcategoria de Livros e Revistas aumentou 59%, em comparação com o mesmo período de dezembro de 2018.
Os temas dos livros didáticos mais buscados na plataforma, na primeira quinzena de janeiro, foram Medicina, Direito, Religião, Matemática e Gramática. Já os estados que mais anunciaram nesse período foram São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
A OLX estimula uma cultura de consumo consciente, conectando pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida. A empresa é líder no mercado de compra e venda online no Brasil, incluindo uma sólida atuação em Autos e Imóveis. Com meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês – cerca de 50 por minuto –, a OLX é uma das empresas de tecnologia que mais crescem no Brasil.
A OLX Brasil é uma empresa brasileira, que desenvolve tecnologia e produto 100% localmente, mas com os dois maiores grupos de mídia e investimento em marketplaces do mundo como acionistas: o sul-africano Naspers e o grupo norueguês Schibsted.