ONG Amigos do Araguaia leva palestras de conscientização ambiental à população ribeirinha

A XIX Edição do Passeio Ecológico Amigos do Araguaia foi realizada entre os dias 22 e 24 de março com a presença de ambientalistas dos Estados do Maranhão, Goiás, Tocantins e Pará.

A grande largada partiu de São Geraldo do Araguaia (PA), passando por Xambioá/TO, Araguanã/TO, Santa Fé do Araguaia (PA), Piçarra (PA), Araguaína/Garimpinho (TO) e chegando em Pau D’Arco (TO) no domingo.

O Café da manhã servido pela Prefeitura de Xambioá foi ofertado aos participantes na Peixaria Edmundo que é um dos parceiros do encontro e cedeu o espaço para acomodar os expedicionários.

Na expedição deste ano a Marinha do Brasil acompanhou o passeio, dando suporte na largada. Foi também a primeira vez que participaram mulheres, a Historiadora Francisquinha Laranjeira(Presidente da Academia Palmense de Letras) e a também escritora Lita Maria.

Os pousos repletos de conversa, descontração e lazer como de costume tiveram os espaços de discussão ambiental, com palestras sobre preservação do meio ambiente, distribuição de mudas de árvores e coleta de lixo nas margens e encostas.

Nos Povoados de Garimpinho e Itaipavas os expedicionários se reuniram para realizarem orações, análise de conjuntura e observações sobre o passeio, em Pau D’Arco as equipes se reuniram e prestaram uma homenagem ao ambientalista Luís Carlos, falecido repentinamente em dezembro de 2018. Após as homenagens a Prefeitura serviu um almoço para os participantes do passeio e comunidade presente.

O passeio ecológico Amigos do Araguaia é reconhecidamente o maior da modalidade da região e conta com cerca de cem embarcações.

As escolas de Xambioá estão realizando com os alunos mobilizações temáticas constantes sobre a importância da preservação da água.

As Escolas Municipais começaram as comemorações da Semana Mundial da Água no Dia Mundial da Água nesta última sexta-feira (22) com exposição de conteúdos relacionados ao assunto.

A Escola Municipal Rui Barbosa (Povoado Manchão do Meio), a Creche Rodolfo Malinski, a Escola Municipal Otacílio Cardoso e a Escola Severino Teixeira da Rocha fizeram apresentações com os alunos, assistiram a vídeos informativos, construíram painéis e discutiram a importância da água em nossa comunidade.

As atividades sobre o tema são abordadas de forma contínua nas escolas do Município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Xambioá – Cuidando da nossa gente.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.