O que é evapotranspiração?




Olá pessoal, vou comentar hoje sobre um assunto que eu “conheço” perfeitamente, afinal foi o tema de meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na graduação de Engenharia Ambiental.

O objetivo do meu trabalho foi analisar os diferentes métodos de estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) mensal para o município de Palmas no Estado do Tocantins. O método proposto por Penman-Monteith-FAO considerado por vários especialistas e rec
omendado pela FAO como o método padrão para a estimativa da evapotranspiração de referência, utiliza um número considerável de variáveis meteorológicas. Devido a grande dificuldade de banco de dados meteorológicos completo se torna necessário utilizar métodos simplificados que possibilitem boas estimativas. .Foi utilizado os métodos de Penman-Monteith-FAO, Linacre, Hargreaves, Camargo e Thornthwaite para o período de 2002-2007. Os resultados mostraram que o método de Camargo poderá ser empregado, pois em relação ao Penman-Monteith-FAO apresentou melhores coeficientes aos demais métodos analisados, além de utilizar um menor número de variáveis meteorológicas.

Estudo como estes são feitos para que saiba a quantidade de água necessária principalmente na irrigação de um meio de cultura (na agricultura). Sabendo o quanto se é necessário para uma irrigação correta, não haverá exageros no desperdício de água para a irrigação.

Mas a questão aqui é saber “O que é evapotranspiração?”…

A evapotranspiração consiste na combinação de dois processos, por um lado à água perdida da superfície do solo por evaporação e por outro lado à água perdida pela cultura através da transpiração, tais processos ocorrem simultaneamente.

Pessoa (1992) definiu também a evapotranspiração como o processo combinado de evaporação da água do solo e a transpiração das plantas.

____________



Daiane Santana

PS: Por favor pessoal, mandem-me sua história contando “o que você faz pelo ambiente” que postarei no VVPergunta.

Nota: Muito obrigada pelas visitas e pelo carinho de todos.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “O que é evapotranspiração?

  • 4 de dezembro de 2008 em 21:40
    Permalink

    para ser sincero eu nao faço nada pelo meio ambiente…nada contra…deixo que ele sigo seu rumo. sou urbano. gosto de ser urbano. acho legal teu trabalho e tem uma logica muito legal…mas num pais como o nosso ainda esta longe ser visto pelas autoridades como algo essencial. nao desanima nem a pau…estou começando agora mais uma vez…nao vale a pena desistir…gostei do texto da evapotranspiraçao.- resumindo – nao torra agua na irrigaçao. um abraço e tudo de bom.
    http://www.mechupanaplacenta.blogspot.com

  • 4 de dezembro de 2008 em 23:10
    Permalink

    heheh valeu aí andré 🙂 seu blog é show cara hehehe 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.