#Oscar2016 – O que o discurso do Leonardo DiCaprio tem a ver com você?

Leonardo DiCaprio em seu discurso no Oscar 2016.
Leonardo DiCaprio em seu discurso no Oscar 2016. (Fonte: Google Imagens)

Na noite de domingo (28/02) aconteceu a maior festa do cinema, o #Oscar2016, com boas indicações e premiações. A mais esperada delas com certeza foi a de Leonardo DiCaprio como melhor ator em “O Regresso”. Prêmio merecidíssimo para ele, tanto pela atuação quanto por toda a sua trajetória em filmes maravilhosos.  Mas tudo bem, como diria Glória Pires… “não sou capaz de opinar” rsrsrsrsrs sobre a linda carreira dele, e este blog veio para falar de ouuuuutra coisa, sim, o discurso de agradecimento dele!

Para quem não assistiu, segue o vídeo legendado e o texto:

“Por fim, só quero dizer uma coisa: ‘O Regresso’ trata da relação do homem com a natureza. Algo que todos nós pudemos sentir em 2015, o ano mais quente já registrado na história. Nossa produção precisou ir até o extremo sul do planeta apenas para encontrar neve. As mudanças climáticas são um fenômeno real, é algo que está acontecendo agora. É a ameaça mais urgente que nossa espécie enfrenta, e precisamos trabalhar juntos e parar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes mundiais que não defendem os grandes poluidores, mas sim aqueles que falam pela espécie humana, pelos povos indígenas do mundo, pelos bilhões e bilhões de desprivilegiados que seriam os mais afetados. Pelos filhos de nossos filhos e por aqueles cujas vozes foram sufocadas pela política da ganância. Agradeço a todos por este prêmio incrível que recebi hoje. Não estamos dando o devido valor a este planeta: vamos parar com isso. Eu dou valor ao que está acontecendo esta noite. Muito obrigado.” (Leonardo DiCaprio em seu discurso de recebimento do Oscar 2016. Tradução de Silvia Düssel Schiros.)

Ele já começa lacrando, realmente o ano de 2015 foi ao ano mais quente desde 1880 (pense numa série histórica incrível), esta informação saiu em vários meios de comunicação e 2016 já está aí para atingir novos records, é o que os cientistas já preveem. Particularmente considero que o assunto mudanças climáticas teve uma queda de “audiência” em minha vida nestes últimos meses/anos, enquanto universitária trabalhei em projetos de pesquisa que analisavam justamente as mudanças climáticas, até aqui no blog já falei muito sobre o assunto.

“há apenas 5% de chances de a temperatura média no mundo em 2016 ser inferior à de 2015. Dois fatores explicam a quentura do ano que vem: o aquecimento global — já que a emissão de poluentes ainda é ascendente — e o fenômeno El Niño” (Fonte: O Globo)

Leonardo DiCaprio
Mas qual é a importância para você de um Leonardo DiCaprio falar sobre este assunto em rede mundial, em um dos prêmios mais vistos no mundo? O que você pode fazer? O que vai mudar em sua vida? Alguns poderiam até dizer que NADA! E olha, pensando na perspectiva atual, não me surpreenderia, afinal, no discurso do Leo (sim, sou íntima kkk) ele enfatiza um dos fatores que mais precisamos ficar de olho, “os governantes”, “líderes mundiais”, “os grandes poluidores” e principalmente pelas pessoas que representam povos e comunidades que NÃO TEM VOZ! São estas pessoas que estão, desculpe o trocadilho, mas com a faca e o queijo na mão!
“Mas nooooooossa Daiane, então eu não preciso fazer nada???” Calma, o Leo lembrou de você também, quando ele fala das pessoas que ficam “procrastinadas”! Temos sim nosso dever de cidadão mundial, quando procuramos de alguma forma proteger o meio ambiente de nós mesmos!
Um outro aspecto interessante é quando ele cita os “bilhões e bilhões de desprivilegiados que seriam os mais afetados“, vou lembrar de um caso que foi muito comentado no mundo, que é a ilha de Tuvalo, localizado na Polinésia, entre a Austrália e o Havaí.
Segundo dados da ONU, Tuvalu é um dos países que menos poluem no mundo e será um dos primeiros a desaparecerem devido aos efeitos do Aquecimento Global. Atualmente, o governo local estuda evacuar a população para a Austrália e Nova Zelândia, mas a preocupação é que o povo perca sua identidade cultural e desapareça (Fonte: Ecoviagem)
Imagine, você perder toda uma história de vida ligada a terra de onde você nasceu por ganâncias alheias?? Tudo isto, se analisado, dói demais. E não pense que isto é um caso isolado, você pode encontrar vários outros lugares que poderão desaparecer por conta das mudanças climáticas. Agora te pergunto, realmente é importante este assunto para nossa vida? Sim, é! E o Leo, com sua história de engajamento neste meio, veio para lembrar a gente, da nossa importância no meio desta discussão, podemos imaginar que somos pequenos grãos no deserto, mas o deserto não é deserto sem este grão.
O meio ambiente é taxado às vezes por um assunto chato, de “ecoxiita”, de essencial, de vital a vida… Dentre outros milhares de “nomes” que são dados a ele, mas enquanto não entendermos a nossa real participação neste meio (lugar), o ambiente (seu sentimento em estar neste lugar), nunca será respeitado, e as taxas de aumento da temperatura só irão aumentar…
Vale entender o seu papel de cidadão mundial, sua importância no mundo, para sua família, para as gerações futuras e para você mesmo!
Obrigada Leo, por ter colocado este assunto entre nós, que sua luta seja perpetuada por muito tempo e que chegue a todos os líderes e principalmente aqueles que tem voz, que eles sejam encorajados por suas palavras!
Pode comemorar Leo! \o/ Porque a torcida foi grande \o/ \o/\o/
Pode comemorar Leo! Porque a torcida foi grande \o/ \o/ \o/ (Fonte: Google Imagens)

 

Até que enfim! kkk Snap: Criatives
Até que enfim! kkk Snap: Criatives

 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.