Pesquisa do Recicla Sampa busca analisar comportamento do cidadão em relação à reciclagem
Movimento pretende mapear as principais dúvidas da população sobre separação e descarte dos resíduos
Para mensurar o nível de conhecimento, identificar as principais dúvidas e analisar o comportamento dos cidadãos em relação à reciclagem, o Movimento Recicla Sampa disponibiliza uma pesquisa online em sua plataforma para conhecer mais sobre os hábitos da população relacionados à produção de lixo doméstico.
O objetivo é que, a partir dos resultados, o Movimento possa produzir conteúdos e materiais ainda mais focados nas dúvidas das pessoas na hora do descarte dos resíduos dentro de casa. O questionário permitirá ainda entender se os cidadãos têm colocado em prática hábitos sustentáveis em sua rotina e, em caso contrário, os motivos que os levam a não incorporarem essas ações.
A pesquisa, que pode ser acessada pelo site do Movimento (www.reciclasampa.com.br), analisará também o nível de conhecimento sobre o processo da coleta seletiva e outros temas relacionados à reciclagem, como separação dos materiais, compostagem, logística reversa e a atuação das cooperativas na operação.
“Mobilizar os paulistanos a separarem o lixo dentro de casa em comum e reciclável é nosso constante desafio. Essa atitude é simples e fundamental para que os números da coleta seletiva cresçam ainda mais na cidade e possam beneficiar não apenas o meio ambiente, mas as famílias que sobrevivem da renda dos recicláveis”, afirma Edson Tomaz Filho, presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana).
O Movimento
Desde seu lançamento, em fevereiro deste ano, o Recicla Sampa vem ganhando visibilidade, engajamento e promovendo mudanças na forma como as pessoas se relacionam com o lixo que produzem. Sua principal missão é diminuir em 500 toneladas a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários nos próximos quatro anos e ampliar a reciclagem, conforme estabelece o item 24 do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo.
Para se ter uma ideia, atualmente, na capital paulista 40% dos resíduos coletados poderiam ser reciclados, mas acabam sendo destinados aos aterros. Somente cerca de 7% do potencial de reciclagem presente nos resíduos domiciliares da cidade são reaproveitados. Por isso, a conscientização e disponibilização de informações é tão importante.
Pelo site do Movimento também é possível saber os horários das coletas por bairros e regiões da cidade, baixar materiais gráficos e tutoriais de como separar corretamente os resíduos. Os conteúdos podem ser utilizados em casa, no trabalho, nos condomínios e em locais públicos. Além disso, estão disponíveis vídeos, webdocs, tutoriais, jogos, materiais para impressão, reportagens, notícias da cidade, do Brasil e do mundo.
A plataforma é resultado da parceria entre Loga e EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, e conta com o apoio da Amlurb, responsável pela regulação dos contratos de limpeza.