Planejamentos, como construir uma sociedade.

Temos vários planejamentos sustentáveis entre nossos projetos, a permacultura é e sempre foi a grande oportunidade para a humanidade.

Mas como fazê-la fluir? Como torna-la difundida? A grande maioria das propriedade rurais, agrícolas, possuem energia elétrica fornecida por companhias de energia, empresas. Será que essas propriedades não tem capacidade de gerar a própria energia consumida? Será que não tem capacidade de preparar o próprio combustível queimado?

Quero dizer: Compostagens, Biodigestores, Banheiros a Seco, Coletas de Água, Separação e Reciclagem. Palavras que apesar de comuns na propaganda cotidiana, raras no significado de suas ações. Reclamam todos pela escacez de recursos e belezas naturais. Poucos se dão conta que considerar qualquer coisa como recurso é como assumir o seu fim.

Estariam dispostos vocês a provarem para seus semelhantes que a permacultura pode ser tanto implantada em propriedaes rurais como em grandes cidades? Se consideram-se capazes, então provem, pois é disto que precisamos.

Todos os problemas que o homem tem, o homem criou.

O lixo nunca deveria se tornar um problema público se não fosse devido a preguiça e a má educação de nossos senhores. Teoricamente o problema é simples de resolver, basta acabar com a coleta de lixo, obrigar todas as residêncas a terem biodigestores, criar setores com autos níveis de especialização em reciclagem. Comprar da população todo o “lixo” (material) que a mesma acaba gerando. Comprar o metano de seus biodigestores. Não fornecer água, mas ensinar a todos a construir uma casa que colete água das chuvas. Não fornecer esgoto, construir banheiros a seco. Comprar o adubo proveniente de biodigestores e banheiros a seco. Utilizar todo o adubo na agricultura e diminuir o uso de agrotóxicos.

Ideias muito melhores já surgiram em civilizações muito mais antigas. E foram postas em prática. Onde esta a prática de nossas esperanças futuras? Ideias podem parecer muito ousadas para populações oprimidas, incapazes de entender a magnitude. Aonde está sendo oferecida a educação adequada a essas populações? Discutir medidas é ótimo, mas não está passando da hora de partir para as ações? Por que amanhã não conversa com alguém sobre isso?

Para as coisas acontecerem, alguém tem que fazer o trabalho, alguém tem que estar disposto. Este trabaho porém, é impossível de ser feito sozinho, até mesmo por um governo.

Corrijam! Paguem todos agora pelo preço de seus erros e de seus antepassados.

Imagem: The Coconut Revolution

2 comentários em “Planejamentos, como construir uma sociedade.

  • 20 de agosto de 2011 em 0:58
    Permalink

    Interessantíssimo este ponto de discussão. Quando vemos toneladas de lixo em um enorme terreno das prefeituras e um nada é feito para captar aquele gás combustível para se utilizar na eletricidade da cidade. Ou quando vemos fazendas que ainda têm geradores a gasolina enquanto têm dezenas de animais que produzem energia o dia inteiro, pela vida inteira. Precisamos rever os nossos conceitos e começar a agir positivamente, em prol de nosso planeta e nosso futuro, não basta ficarmos na fala, mas sim agir e transformar.
    Parabéns Vivo Verde, mais uma abordagem feita em altíssimo nível.

  • Pingback:Links da Semana | Biosfera MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.