Planta carnívora se alimenta de cocô

plantascarnivoras

É a Nepenthes rajah, cientistas descobriram que ao contrário do que se pensava, a Nepenthes (uma das maiores plantas carnívoras que se conhece), não ‘abocanha’ musaranhos-da-árvore – Tupaia glis – (foto) e outros pequenos roedores, afinal, o tamanho da “boca” da planta não cabe um animal deste porte, sendo assim, ela os atrai para que estes, se deliciem com seu néctar e deixem suas fezes, senrvindo assim de “privada”. Estas (fezes) é que são utilizadas como alimento pela Nepenthes.

planta

Em seu cardápio pode-se encontrar, aranhas e insetos como as formigas, que são outra fonte alimentar, estes animais são ricos em fósforo e nitrogênio, que auxiliam o desenvolvimento da planta.

Embora as plantas carnívoras (ou insetívoras), aproveitem os nutrientes dos animais que com a ajuda de enzimas elas dissolvem dentro de suas folhas modificadas, elas fazem fotossíntese como a maioria das plantas, a diferença é que ao longo de sua evolução, aprenderam a ‘driblar’ os solos pobres onde se encontram, e aproveitam nutrentes animais.

Fonte: G1 / Biotransitando

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

17 comentários em “Planta carnívora se alimenta de cocô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.