PlantBottle – A embalagem ecológica da Coca-Cola
Seu nome é PlantBottle, é um novo tipo de embalagem que substitui parte do petróleo utilizado na produção por etanol da cana-de-açúcar. A ideia é diminuir em até 25% as emissões de CO². A novidade também diminui a dependência de recursos não-renováveis.
[…] por ter origem parcialmente vegetal – 30% à base da planta -, a novidade reduzirá a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis […]
Mas o produto não será disponibilizado inicialmente em todo o país, apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre e apenas as embalagens de 500ml e 600 ml, espera-se que ainda neste ano consigam uma redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo, eu diria até que é uma quantidade considerável.
[…] sem mudança de propriedades químicas, cor, peso ou aparência em relação ao PET convencional, a PlantBottle é 100% reciclável e já entra na cadeia de reaproveitamento de materiais consolidada no País desde sua chegada ao mercado […]
Hoje no twitter postei a notícia “China é o país que mais investiu em energia verde em 2009” e o @lrmrodrigo indagou que o Brasil deveria investir mais em energia eólica e eu complementei a solar, acredito bem nisto, são reduções ou pelo menos compensações, mínimas.
É bom lembrar que a Coca-Cola retornou ao uso de garrafas de vidro, que ajudam a deixar de utilizar várias outras garrafas de plástico, minimizando assim os impactos ambientais gerados, além de que dizem que a de vidro tem um melhor sabor, eu nunca percebi! 🙁
E para quem fica só criticando, eu gosto muito de apresentar os projetos de compensação ambiental das empresas, afinal de uma forma ou de outra pode ser usada por outras empresas e assim iniciar-se um ciclo ecológico legal. Eu resolvi copiar descaradamente esta parte no blog da Revista Pack:
“Essa é mais uma importante iniciativa de sustentabilidade que a Coca-Cola Brasil abraça. O índice de uso de água é dos melhores do mundo na indústria de bebidas e reduzimos em até 26% o peso de nossas embalagens nos últimos anos. Na área da reciclagem, temos o programa ‘Reciclou, Ganhou’ desde 1996 e, com ele, colaboramos para que o Brasil seja um dos maiores recicladores de embalagens do mundo. Hoje, apoiamos mais de 130 cooperativas de catadores, que geram renda e resgatam a dignidade de milhares de pessoas”, completou Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.
Fonte: Fayer Wayer / Dica: @tortoyo
Legal!!!!!É bastante interessante !!!Dai…..Feliz Páscoa !!!!Até breve !!!!
Adorei a postagem do ilustra verde tbm….bjcas
É.. eu também gostei desta embalage, olha que eu nem gosto de coca-cola, mas pela embalagem até rola de comprar uma… isto quando chegar aqui no Tocantins, claro rs
😀
Pois é Monique, esta é uma nova coluna que eu estou integrando no blog, algumas outras colunas também estão sendo integradas, mas em breve (semana que vem, quando eu chegar de viagem) serão lançadas! 🙂
Pingback: Eng. Daiane Santana
Pingback: Marinês Bueno
Pingback: Cris EduWeb Twitting
Muito boa a exposição que você dá às empresas que estão gerando algum tipo de mudança para diminuição do impacto ambiental advindo do necessário processo industrial e de consumo de massa.
Na utilização de embalagens retornáveis, há que se observar o que as empresas fazem em relação ao impacto gerado pela lavagem dos vasilhames.
No texto extraido do blog da revista Pack, diz que a Coca Cola tem um dos melhores índices de uso da água, e dá lição de que há que se observar todo o impacto gerado por uma decisão visando sustentabilidade.
A coberta anda curta…! 🙂
Belo post.
Pingback: [Social] PlantBottle – A embalagem ecológica da Coca-Cola « TC Móveis
Pingback: Eng. Daiane Santana
que legal! acho que vou ver umas por aih, sou de curitiba mas moro no rj hehe
Pingback: Tâmara Corrêa
Pingback: blogdorancho
Pingback: Tatiana
Pingback: Murilo Moreno
Acompanho o blog a um tempinho… sempre me reintero de algumas notícias por aqui… BACANA !!!
Essa atitude ca Coca-Cola deve ser copiada descaradamente pelas outras empresas do ramo, e até mesmo outras tantas que se enquadram nesse material… Incentivo e ATITUDE é tudo nesse momento já considerado crítico pelos estudiosos sobre meio ambiente e sustentabilidade.
PARABÉNS A COCA-COLA !!!
Pingback: Clara Formanowicz
Pingback: KMBrasil