Projeto Cooperar: um exemplo de responsabilidade socioambiental

 Nos dias de hoje todos andam bastante preocupados com as questões ambientais. Assim, nos últimos anos têm surgido em diversas partes do Brasil inúmeros esforços em busca do desenvolvimento sustentável.
No Tocantins, o estado caçula da federação, essa realidade não é diferente, pois aqui muitas instituições têm realizado ações e projetos em prol da redução das desigualdades sociais e visando a proteção do meio ambiente.

Entre tantos bons exemplos, o Projeto Cooperar da COOPERFRIGU (Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi) ocupa, sem dúvida alguma, o status de maior referência em responsabilidade socioambiental do Tocantins.
O Projeto Cooperar iniciou suas ações em 2005 com objetivo de levar uma visão diferenciada para a gestão da Cooperativa, saindo daquela idéia tradicional baseada apenas no lucro para implantar um modelo de gestão pautado nos conceitos de sustentabilidade social e ecológica.
O casal de empresários, Oswaldo Stival Junior e Andrea Noleto de Sousa Stival, está à frente do Projeto Cooperar.
Nesse ano o Projeto Cooperar encontra-se na sua 7ª edição, e os resultados alcançados são surpreendentes. O número de ações e pessoas envolvidas nesse período é realmente impressionante. Ao longo de cada ano são realizadas inúmeras atividades envolvendo diretamente cerca de 400 cooperados e centenas de outros parceiros. Ao todo, mais de 50 entidades já estiveram envolvidas e/ou foram beneficiadas, incluindo nessa lista instituições públicas, empresas, Igrejas e Organizações Não Governamentais (ONG’s).
O Projeto Cooperar tem desenvolvido e apoiado vários eventos e campanhas educativas que são realizadas pela Prefeitura e diversos Órgãos Estaduais e Federais em diferentes áreas (saúde, trânsito, educação, meio ambiente etc.). O Cooperar ajuda a valorizar a prática esportiva (futebol, basquete etc.) e as artes locais com envolvimento de profissionais e artistas dos mais variados seguimentos, letras, dança, teatro, música, capoeira, entre outros. Outro destaque são as ações beneficentes, como as campanhas de arrecadação e doação de calçados, alimentos e brinquedos para instituições filantrópicas (Creche Maria Madalena, APAE e AGAB).
Todos os anos a equipe do Cooperar surpreende com novas propostas. Nessa edição, seguindo a grande onda de valorização do Stand-up Comedy, o Projeto Cooperar está realizando o 1º Concurso de Melhor Contador de Piadas do sul do Tocantins.
Lembro-me bem que o lançamento do Projeto Cooperar gerou grande repercussão na sociedade gurupiense, dividindo as pessoas em dois grupos: aqueles que acreditaram prontamente na proposta e outros, menos otimistas, que desconfiavam com medo de serem decepcionados. Certamente que é algo normal ficar receoso perante uma proposta tão ousada e ambiciosa como aconteceu no lançamento do Projeto Cooperar, mas felizmente essa desconfiança inicial rapidamente foi dando lugar a admiração e respeito à medida que todos viram a boa intenção do Projeto.
É notável a grande capacidade de liderança e articulação da equipe do Cooperar, pois eles foram desenvolvendo essa iniciativa inovadora no Tocantins, superando os preconceitos iniciais, sempre ampliando as ações e agregando mais parceiros.
Esse trabalho tornou-se um fator realmente importante para toda sociedade tocantinense, pois serve como um ótimo exemplo ao mostrar que não se pode deixar apenas ao encargo do serviço público a busca de soluções para os problemas que afetam nossa comunidade.
Tenho muito orgulho em saber que o Tocantins tem o privilégio de contar com um Projeto como esse. Digo isso não só pelo volume de bens e recursos financeiros envolvidos. Sei que os benefícios que o Projeto Cooperar tem produzido vão bem além, pois por meio desse trabalho primoroso são reforçados valores tão importantes para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, como, cidadania, respeito a natureza, solidariedade e filantropia.
Torço pelo sucesso do Projeto Cooperar, pois sei que através dele toda a sociedade tocantinense colherá por muitos anos os seus frutos !!!

 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, atualmente mora em Campinorte/GO, mas por 15 anos foi uma apaixonada residente de Palmas/TO e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora e ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.