Social Good Brasil 2012 – Qual mudança social poderei promover?
Desta vez o pessoal do Social Good Brasil “não está fácil”, já foi direto ao ponto! Mas prefiro explicar para vocês o porque disto. Social Good é um termo da cultura digital, amplamente difundido, que significa usar a força das tecnologias, das novas mídias e do pensamento inovador para o enfrentamento e solução de problemas sociais. O Programa Social Good Brasil possui três objetivos principais:
– disseminar o uso das tecnologias para a mudança social;
– identificar e apoiar experiências inovadoras e oferecer ferramentas e capacitações para iniciativas na área.
Pensando em tudo isto que fui convidada para “tentar participar” deste evento, pois acredito que o VivoVerde tem sim uma influência nesta Social Good.
Para conquistar esta vaga no evento, preciso abrir meu coração e responder:
“Por que eu mereço estar presente no Seminário Social Good Brasil e que mudança social promoverei com as palestras que ouvirei lá? “
Como disse, eu acredito que o #VV tem todas estas características vinculadas ao evento. Sobre a minha pessoa e o fato de “eu” comparecer ao evento, é justamente para representar o Norte (e uma pontinha do meu Goiás, claro) em nome do Tocantins, poder compartilhar um pouco mais das vivências e projetos já existentes por aqui e que já são reconhecidos, considerando que nossas costumes e “trejeitos” são bem diferentes ou até mesmo se equiparam a outros comportamentos.
O meio ambiente ele tem como conceito o vínculo do meio/lugar com a sensação de se estar neste lugar, denominado ambiente, certas reuniões como este evento, são também uma expressão limpa do termo meio ambiente, o fato de poder conversar com um grupo cheio de experiências e vivências diferentes, de lugares diferentes, de costumes diferentes e até mesmo de atitudes ambientais diferentes, ajuda a fortalecer este convício e o fator “ambiente”, proporcionando até mesmo projetos inovadores de conservação do “meio ambiente”.
Já fiquei de mãos atadas em projetos iniciados aqui com o #VV, tanto a RevistaVV que teve apenas 5 edições (bem sucedidadas) e teve que cessar, projetos de plantio de árvores pela cidade que não pude ter a colaboração necessária na época e até mesmo outros projetos que ainda não consegui tirar do papel. Estes projetos, grandes ou pequenos, ambiciosos ou não, jamais deixarão de ser um atrativo e inspiração para a conservação ambiental. Fazendo com que gerações futuras possam também desfrutar deste meu objetivo.
As redes sociais vinculadas ao #VV trabalham como um disseminador de informações ambientais para uma possível mudança social ambiental e além disto não deixa de apoiar e apresentar novos projetos, particularmente gosto muito de apresentar e conhecer projetos pequenos, daqueles em que pode inspirar pequenos grupos para se mobilizar.
Bom, acho que pelo menos tentei, sei que o evento, mesmo que eu não vá, será um “divisor de águas” no âmbito de promover, incentivar, capacitar e discutir novas técnicas e ideias “de preferência ambientais” (rs)
Mais informações no site Social Good Brasil.
Pingback: Social Good Brasil já é um movimento de mais de 50 mil pessoas, no Brasil e no mundo - Acontecendoaqui
Pingback: Atividade 7 – Uma marca mutante? – Matemática aplicada a multimídia (MAMI)