Social Good Brasil 2012 – Qual mudança social poderei promover?

Desta vez o pessoal do Social Good Brasil “não está fácil”, já foi direto ao ponto! Mas prefiro explicar para vocês o porque disto. Social Good é um termo da cultura digital, amplamente difundido, que significa usar a força das tecnologias, das novas mídias e do pensamento inovador para o enfrentamento e solução de problemas sociais. O Programa Social Good Brasil possui  três objetivos principais:

– disseminar o uso das tecnologias para a mudança social;

– identificar e apoiar experiências inovadoras e oferecer ferramentas e capacitações para iniciativas na área.

Pensando em tudo isto que fui convidada para “tentar participar” deste evento, pois acredito que o VivoVerde tem sim uma influência nesta Social Good.

Para conquistar esta vaga no evento, preciso abrir meu coração e responder:

“Por que eu mereço estar presente no Seminário Social Good Brasil e que mudança social promoverei com as palestras que ouvirei lá? “

Como disse, eu acredito que o #VV tem todas estas características vinculadas ao evento. Sobre a minha pessoa e o fato de “eu” comparecer ao evento, é justamente para representar o Norte (e uma pontinha do meu Goiás, claro) em nome do Tocantins, poder compartilhar um pouco mais das vivências e projetos já existentes por aqui e que já são reconhecidos, considerando que nossas costumes e “trejeitos” são bem diferentes ou até mesmo  se equiparam a outros comportamentos.

O meio ambiente ele tem como conceito o vínculo do meio/lugar com a sensação de se estar neste lugar, denominado ambiente, certas reuniões como este evento, são também uma expressão limpa do termo meio ambiente, o fato de poder conversar com um grupo cheio de experiências  e vivências diferentes, de lugares diferentes, de costumes diferentes e até mesmo de atitudes ambientais diferentes, ajuda a fortalecer este convício e o fator “ambiente”, proporcionando até mesmo projetos inovadores de conservação do “meio ambiente”.

Já fiquei de mãos atadas em projetos iniciados aqui com o #VV, tanto a RevistaVV que teve apenas 5 edições (bem sucedidadas) e teve que cessar, projetos de plantio de árvores pela cidade que não pude ter a colaboração necessária na época e até mesmo outros projetos que ainda não consegui tirar do papel. Estes projetos, grandes ou pequenos, ambiciosos ou não, jamais deixarão de ser um atrativo e inspiração para a conservação ambiental. Fazendo com que gerações futuras possam também desfrutar deste meu objetivo.

As redes sociais vinculadas ao #VV trabalham como um disseminador de informações ambientais para uma possível mudança social ambiental e além disto não deixa de apoiar e apresentar novos projetos, particularmente gosto muito de apresentar e conhecer projetos pequenos, daqueles em que pode inspirar pequenos grupos para se mobilizar.

Bom, acho que pelo menos tentei, sei que o evento, mesmo que eu não vá, será um “divisor de águas” no âmbito de promover, incentivar, capacitar e discutir novas técnicas e ideias “de preferência ambientais” (rs)

Mais informações no site  Social Good Brasil.

 

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “Social Good Brasil 2012 – Qual mudança social poderei promover?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.