Tecido de material reciclado

Eu venho aceitando dicas via twitter, de assuntos para postar aqui no Blog e esta dica veio do @Beto10 .

Mas vamos ao que realmente interessa, você ao menos sabe como é feito um tecido reciclado do lixo? Pois bem, o lixo em questão aqui é a GARRAFA PET, sim, aquela garrafa de plástico verde ou transparente. Para se produzir o tecido deste material, inicia-se com a coleta seletiva das garrafas usadas, geralmente por catadores, mas que também por PEV/LEV – Posto de Entrega Voluntátia/Local de Entrega Voluntária que talvez tenha próximo a sua casa, ou até mesmo que a prefeitura colete, que depois disto são encaminhadas para cooperativas, que iram separar.

Uma garrafa de PET é 100% composta de poliéster reciclável que é uma resina termoplástica de alta resistência.

Ao comprar as garrafas PETs das cooperativas, as empresas lavam, moem e descontaminam para que sejam fundidas ou derretidas e transformadas em flocos, e depois fíos de poliéster (equipamentos próprios), que são trançados com algodão para se fazer o tecido de PET.

Já é uma tendência natural que o tecido feito a partir do políester reciclado se torne mais expressiva ainda, afinal de contas ele nada mais é doque um tecido poliéster tradicional, mas com material reciclado, o que já ajuda na conciência ambiental de quem o compra. Mas ao conhecer uma malha reciclada de garrafas PET que provavelmente seriam descartadas na natureza. Não se observa muita diferença, principalmente no conforto que é o que a maior parte da pessoas teem como preocupação. Pois ela é feita do mesmo poliéster das outras malhas

Não me assusta muito o fato de pensar que logo logo será uma tendência ou até mesmo uma necessidade o uso de roupas de material reciclado. Eu aqui em Palmas/TO não conheço empresas que vendão este tipo de material, mas caso voçê use ou tenha interesse em comprar e experimentar, diga-nos o que achou.


Mas, para que tudo isso aconteça é fundamental que todos nós separemos nosso lixo e encaminhemos para a coleta seletiva.(caso seja a realidade de sua região)

No mais fiz aquela pesquisa básica no twitter;

E as respostas foram:

@lukels Acho que sim, se fosse uma coisa legal e bem feita...

@vivianepereira Sim já usei camiseta de garrafa pet! #Pesquisa

@idman Eu tenho uma camiseta feita com tecido de garrafas pets recicladas!

@fabisevilha usaria, sim 😉

@diegodug Sendo bonito, por que não?

@caferrari se a durabilidade for boa e o preço acessível, sem dúvidas.

@mistelko depende do processo. se garantisse higiene, usaria sim

@Samuka3000 sim, o #Fleece se não me engano é em boa parte reciclado tb.

@leticce Estou usando hoje uma camisa de PET

@XaniXani Usaria com certeza =)

@penachiando SIM


@ednaldotorresfe Opa, então dulcíssima amiga, a reposta e sim, eu usaria tecidos de materiais reciclados na buena, se eles forem confortáveis

@martapavlak Resposta de Thiago: “Contanto que esteja limpo e me sirva, eu uso qualquer coisa!!!!”

@Juninhu_ respondendo> usaria, desde q atendesse certos critérios (conforto, preço, beleza)

@janiosarmento Gladis sim! E eu também, basta ser confortável.

@terezajardim com certeza, se atender aos outros atributos de um bom produto…


@Beto10 eu usaria se fosse num preço acessível .. normalmente são o olho da cara o_O

@carlosbressan se fosse bom sem problemas, agora se fosse só por ser reciclado não

@raquelalmeida eu já uso! 😉

@robertocarp – eu usaria, tudo pra ajudar a natureza

@alexandreqg Sim!

@rickslz Como o que? roupa? Usaria sim, se me agradasse. Mamãe fez uma agenda de material reciclado num curso que ela tá fazendo.

@AlexMarcelDias Você usaria um tecido de material reciclado? – Dependendo do tecido, sim

@carlini Usaria sim, desde que seja confortável e preço acessível.

@yurifreitas Usaria na boa… https://307.to/agN (exemplo) e https://307.to/agP (sobre)

@Andre_Sugai Eu também usaria!!! 🙂

Pelas respostas do pessoal, percebe-se que a aceitação é ótima, mas há aquelas ressalvas, procura-se que o recido seja confortável, até me espantou que não foram muitas pessoas que responderam quanto ao preço, mas houveram, talvez porque não se lembraram. Muito obrigada pessoal!



___________
Eng. Ambiental Daiane Santana.

  • Entre em contato comigo via Twitter.

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho.

17 comentários em “Tecido de material reciclado

  • 12 de maio de 2009 em 14:58
    Permalink

    Poxa, bem legal a matéria. Fiquei feliz por ter contribuído. Acho que temos mesmo que nos unir pra propagar ideias que façam tão bem ao nosso planeta.

    Beijão.

  • 12 de maio de 2009 em 15:07
    Permalink

    Muito legal essa matéria…
    Apoio totalmente essas coisas de reciclagem e tals.
    Aproveitando…
    Minha mãe uma vez “desfiou” um monte de garrafas pet e não sei como, mas de um jeito ela fez um vestido, ficou lindo e nem parece garrafa, parece até sei lá, aqueles materiais que a gente usa pra decorar árvore de natal AHUahuAHHUahuA…
    e por falar em peças de roupa, ela tbm uma vez fez uma bolsa com o lacre de latinhas + crochê, ficou mto massa.
    É isso ae.

  • 12 de maio de 2009 em 16:30
    Permalink

    Legal falar sobre esse tema. Acho esse tipo de uso pra materiais recicláveis super interessante e necessário.

    Perguntinhas básicas… Você sabe se o custo da produção de tecido de material reciclado é caro? Sabe se isso reflete num preço mais alto que o comum no produto final?

    thx
    ;*

  • 12 de maio de 2009 em 16:34
    Permalink

    Valeu!!

    @Dani eu não sei em detalhes, mas me disseram que o preço é um pouco maior… mas acho que assim como tudo que é ECO (orgânico tb) é sempre mais caro, acho que segue a tendência, agora quanto a produção, não faço a mínima ideia, mas posso averiguar, assim que souver aviso!

    =] thanks

  • 14 de abril de 2010 em 10:02
    Permalink

    Vocês compram material reciclável tipo tecido e papel?

  • 8 de julho de 2010 em 16:29
    Permalink

    Gostei mto da iniciativa, tenho uma empresa d publicidade e pretendo realizar no Rio de Janeiro um evento na praia de conscientização a favor do meio ambiente e pretendo fazer um desfile c roupas recicladas. Gostaria de poder contar c vcs…pois nao sei onde encontrar esse material..
    Aguado contato.
    Obrigado

  • 10 de agosto de 2010 em 14:07
    Permalink

    a denovo produz tecidos reciclados, de algodão e pet

  • 24 de agosto de 2010 em 20:11
    Permalink

    procurando mais informações para add no meu site encontrei seu blog, tenho uma confecççao de camisetas e estamos focando em tecidos pets, se quiserem informaçãoes ou comprar uma camiseta pet entra no meu site…www.tribog.com.br – reciclando atitudes

  • 4 de março de 2011 em 13:25
    Permalink

    Amigos tenho uma confecção é estou extremamente interessa do em saber quem e onde estão produzindo tecidos a partir de materiais recicláveis. Se alguém puder me ajudar, sou grato. Valeu

  • 18 de março de 2011 em 18:55
    Permalink

    Boa noite

    Nossa empresa só trabalha com produtos ecologicamente corretos, dentre eles a camiseta feita de pet. Praticamos o comércio justo e você pode comprar apenas 1 unidade do produto.
    Visite : http://www.camisetafeitadepet.com.br
    Vista essa idéia!!

  • 22 de março de 2011 em 19:27
    Permalink

    Muito legal a matéria

    Somos a PANO DIGITAL, uma Estamparia Têxtil Digital – Ecológica. Dotados de uma Tecnologia Limpa, utilizamos Corantes a base d’água com certificação Internacional OEKO-TEX ®.
    Temos como novidade a utilização dos Tecidos Reciclados da EcoSimple. A junção dos nossos produtos resulta em TECIDOS 100% RECICLADOS IMPRESSOS POR TECNOLOGIA DIGITAL e são aplicados em:
    Moda /Decoração/ Comunicação Visual:
     Roupas e Acessórios;
     Bolsas e Sacolas Ecológicas;
     Banners;
     Faixas;
     Forração de Paredes;
     Uniformes Institucionais e Promocionais;
     Forração de Móveis, etc..
    Todos esses Materiais, além de serem confeccionados em Bases de Algodão e Garrafas Pet 100% RECICLADOS – assista o vídeo pelo Link http://www.youtube.com/watch?v=FR1nvzTx2LE , serão Reciclados após suas utilizações nos fins a que se destinam.
    A PANO DIGITAL mantém em sua fábrica uma moderna estação de tratamento de efluentes, proporcionando segurança e bem-estar a comunidade em que está inserida.
    Vale destacar ainda que os resíduos industriais gerados pela empresa são reciclados em sua maioria, eliminando qualquer passivo ambiental.

  • 8 de setembro de 2011 em 17:48
    Permalink

    Eu gostaria de saber onde e como consigo fichas técnicas destes tecidos e se possivel contato com fornecedores.

    obrigado

  • 17 de outubro de 2011 em 20:59
    Permalink

    Sim,comprei uma bermuda para meu filho, da cool cat, ela além de linda é super confortável e o tecido parece ser bem resistente.

  • 2 de fevereiro de 2012 em 18:15
    Permalink

    gostaria de montar uma fabrica de tecido reciclado em florianopolis como faço?

  • 4 de maio de 2012 em 23:40
    Permalink

    Olá estou procurando roupas feitas de material plástico reciclado. Não é tecido reciclado… Pois, veja minha analogia (risos) um dia desses, estava muito frio, coloquei uma sacola para não me umedecer na rua, estava úmido também, e o resultado foi um agradável calorzinho, pois o plástico não permitiu que o meu calor saísse daquele meio, estava detido pela sacola. Queria roupas de inverno assim, mais leves que lã seriam!! E não precisariam ser muito lisas e macias de início. Acho um bom começo!! Se criarem, ou souberem de alguém que criou, uma roupa assim me avisem!!

  • 17 de dezembro de 2018 em 14:29
    Permalink

    Boa tarde!!

    Estou iniciando uma linha de brindes reciclados e busco fornecedores de tecidos PET.

    Vocês podem me ajudar?

    Meu telefone é 21 999827021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.