Virtualização

Na época em que estamos, todo mundo quer reduzir custos, aumentar performance e cuidar da natureza, na maior parte das vezes esse cuidar da natureza quase sempre ficou de fora. Há algum tempo atrás os Data Centers não se preocupavam em reduzir o impacto ambiental que eles mesmo geravam.

Hoje em dia ao se projetar um Data Center são feitos inúmeros procedimentos para reduzir esses impactos ambientais. Um desses procedimentos utilizados é a Virtualização. Vários servidores virtuais, rodando em cima de um único servidor físico.

No meu ponto de vista a Virtualização é uma das formas que mais ajudam o meio ambiente, vejamos o porque:

Se no passado eu utilizava 10 servidores para executar 10 tarefas, hoje eu consigo virtualizar esses 10 servidores em um único servidor físico. Além do custo de gerenciamento ter diminuido, também custos com energia diminuem. Se eu gastava R$10,00 por hora por todos os servidores ligados juntos, hoje eu gasto apenas R$1,00 por hora para executarem a mesma tarefa. Em um ano as empresas conseguem economizar muito dinheiro com energia, que podem ser utilizado para investimento em outras áreas da empresa ou até mesmo na busca de novas soluções “verde” para o ambiente de TI.

Para ajudar também hoje em dia as empresas aderirem a virtualização, muitas fabricantes de software estão distribuindo o sistema de virtualização gratuitamente. Um bom exemplo é a Microsoft, que distribue gratuitamente seu sistema de virtualização Windows Server 2008 R2 Hyper-V diretamente em seu site.

Existe também as versões pagas desse sistema, mas que dependendo da forma em que a empresa utilizará vale muito á pena também, pois muitas formas de licenciamento atuam também nas máquinas virtuais, deixando seu ambiente inteiro legalizado com um custo muito baixo. Se não me falha a memória quem compra o Windows Server 2008 R2 Enterprise, tem direito á instalar 5 máquinas virtuais com Windows Server sem custos adicionais.

Para empresas de hospedagem a virtualização chegou na hora certa. Hoje elas conseguem hospedar diversos sites ou revendas de hospedagem em um único servidor. Além de conseguirem reduzir custos para o cliente, ainda conseguem tirar um bom lucro, fazendo com que todos ganhem.

Com a virtualização, fabricantes de hardware e software, empresas, clientes e principalmente a natureza, agradecem 🙂

Nicholas Marshall Micaloski é empresário, Gerente de Projetos e Consultor de Tecnologias Microsoft. Trabalha com Virtualização há mais ou menos dois anos, além de outras tecnologias de mensageria, comunicações unificadas e segurança. Junto com Ted Fernandes, Daiane e João escreve na coluna TI Verde. Follow me!

6 comentários em “Virtualização

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • 20 de abril de 2010 em 18:00
    Permalink

    Nossa!!!São tts informações que eu nem sei onde escrever um coment !!!Tudo show de bola !!!!bjcas

  • 20 de abril de 2010 em 23:25
    Permalink

    Nicholas + microsoft = a que duvida q isso ia aparece por aki .. AAjAjAjAjhahAhAhAh

    olha uso win mas pro nicholas eu me recuso a admitir isso AHAHHAhAhAha..

    brincadeiras a parte, parabéns ta bem bom o post 😀

  • 21 de abril de 2010 em 10:04
    Permalink

    E bom sempre lembrar de que além da solução proprietária também tempos soluções Opensource como o Xen que pode ser usado para virtualização em datacenters.

  • 21 de abril de 2010 em 13:01
    Permalink

    A virtualização em ambiente de software livre é amplamente difundido, e sem dúvida muito mais aplicada atualmente do que usando softwares proprietários. dizer que a Microsoft distribui gratuitamente, bem, é aceitável mais vale lembrar que desde os editores de texto até as linguagens de programação, sem falar no banco de dados estão vinculados a liçensa proprietárias.
    ops detalhe, o Autor do Post é consultor da Microsoft, achei a matéria tendenciosamente com cara de propraganda…

  • 21 de abril de 2010 em 18:05
    Permalink

    Eu gosto de falar oque eu sei falar, não iria falar sobre uma plataforma que eu não conheço bem, falei sobre o Hyper-V porque sei que ele é bom, sei das features dele, e sei que a versão free dele é ótima! Tenho vários clientes que utilizam servidores Linux virtualizados em cima do Hyper-V 2008 Free.
    Ahh, só para constar também, não sou consultor DA Microsoft, sou consultor DE Microsoft, trabalho com outras tecnologias também 🙂
    Obrigado a todos pelos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.