Você sabe o que é Pegada Ecológica?

Costumo defender a idéia de que precisamos tirar os dogmas do conceito Meio Ambiente, parar com essa hipocrisia que se tornou o tema preservação ambiental, entender o meio onde estamos inseridos, e buscar harmonia nessa relação. Como venho ressaltando desde quando comecei a escrever neste meio de comunicação, a maioria da sociedade não consegue perceber a relação entre o nosso cotidiano e o quadro de crise ambiental. Na maioria das vezes, atribuímos responsabilidade ao coletivo sem olharmos para os nossos hábitos em nossas casas, trabalhos e comunidades, ou seja, atribuímos à sociedade uma responsabilidade que não adotamos para as nossas vidas. E dessa forma não ocorre mudança.

 

 

É nesse contexto que surge a Pegada Ecológica, numa tentativa de responder uma questão central da sustentabilidade: quanto da capacidade bioprodutiva do planeta pode ser utilizada pelas atividades humanas? Num trocadilho simples, o tema funciona como um indicador ambiental, ou uma ferramenta de contabilidade ecológica, no sentido de identificar as “marcas” ou “pegadas” que deixamos durante nossa trajetória no planeta de acordo com a forma como “caminhamos”. O objetivo é mensurar o quanto da natureza “utilizamos” para sustentar nosso estilo de vida, seja na moradia, alimentação, locomoção ou lazer. Dessa forma começaremos a identificar as relações diretas entre nossas ações e os impactos ambientais frequentemente vistos.

Não vou entrar no mérito técnico dessa ferramenta porque o espaço por aqui não é amplo, aconselho que cada um que se interessar procure saber mais, informações é o que não falta. De forma resumida a Pegada Ecológica é uma medida estimada da quantidade de terra e águas produtivas, que um indivíduo, população ou atividade, necessita para produzir todos os recursos que consome, e os que são utilizados para absorver os resíduos gerados. A medida da Pegada Ecológica é usualmente representada em hectares globais.

Partindo desse princípio, vamos aos números. Considerando cinco tipos de superfície (área cultivada, pastagem, floresta, área de pesca e áreas construídas), o planeta Terra possui aproximadamente 13,4 bilhões de hectares globais (gha) de terra e água biologicamente produtivas. Segundo dados sobre o tema, a Pegada Ecológica da humanidade atingiu a marca de 2,7 hectares globais (gha) por habitante, em 2007, para uma população mundial de 6,7 bilhões de habitantes na mesma data. Atualmente essa população já é de 7 bilhões de pessoas. Isto significa que para sustentar esta população seriam necessários 18,1 bilhões de gha. Ou seja, já ultrapassamos a capacidade de regeneração do Planeta.

Mais grave ainda é pensar que a distribuição dos recursos é muito desigual. Se a população mundial adotasse o consumo médio americano (Pegada Ecológica estimada de 7,9 hectares globais por pessoa) seriam necessários mais de 3 planetas para suportar essa demanda; enquanto que no caso do Continente Africano, com Pegada Ecológica per capita estimada de 1,4 hectares globais, o que se vê é uma ofensa à dignidade e a exclusão de milhares de seres humanos condenados a morrer de fome.

O uso excessivo de recursos naturais, a disparidade na distribuição destes, o consumismo exagerado, a degradação ambiental, e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se coloca fora e distante da Natureza. Promover o desenvolvimento pelo desenvolvimento significa apenas adiar e aumentar os custos para as soluções, e não é esse nosso papel aqui na Terra. É preciso mudar o modelo de produção e consumo para uma economia que garanta a inclusão social, o sonhado desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza; só assim a humanidade sairá do caminho de colisão com o meio em que vive.

E aí, qual a sua Pegada Ecológica? Procure se informar e faça o teste.

Um comentário em “Você sabe o que é Pegada Ecológica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.