Arquitetura revolucionária, iluminação do futuro e tecnologia de ponta alinhados à sustentabilidade traduzem a nova forma de trabalhar da Philips

Para implementar o conceito Workplace Innovation, a Philips investiu em áreas específicas que servem como base para garantir ambiente de trabalho inteligente, eficiente, sustentável e ao mesmo tempo com mais qualidade de vida. Veja abaixo outros detalhes.

Arquitetura revolucionária

Bem-estar e produtividade com alta qualidade de vida são algumas das metas da Philips. Para alcançá-las, a empresa adotou um projeto de arquitetura inovador. No novo escritório, os funcionários podem escolher as áreas em que preferem trabalhar de acordo com suas atividades. À disposição, eles têm espaços diversos para diferentes níveis de formalidade ou para atividades que demandem trabalho em equipe ou concentração total. Foram concebidas estações de trabalho, totalmente ou parcialmente abertas, que podem ser usados a qualquer momento. Cada departamento da empresa tem uma vizinhança pré-definida, para que a ocupação dos espaços aconteça de forma inteligente, entretanto, os funcionários têm mobilidade dentro do prédio para permitir maior interação entre as diferentes áreas. Há também as salas individuais (para desenvolvimento de trabalhos que demandem concentração ou ligações importantes), Convivências  (espaços de tamanhos variados para encontros informais) e  as Salas de Reuniões (de tamanhos variados para encontros formais).

A empresa investiu num design que estimula a criatividade e o contato entre as pessoas. Os espaços são coloridos, com mobiliários confortáveis e divertidos e concebidos para que a Philips seja percebida de acordo com a identidade visual adotada globalmente, além de promover o bem-estar nesses ambientes. É viver no dia a dia a ambição de ser líder em saúde e bem-estar. A casa tem que refletir o pensamento do morador.

“Em termos de arquitetura, a Philips apostou num design instigante que incita a descoberta, com cores vibrantes que nada lembram os convencionais escritórios corporativos. Desde a chegada, o visitante já identifica que aquele ambiente é Philips. Os espaços são concebidos para que a Philips seja vista e sentida”, explica a arquiteta responsável pelo projeto Cláudia Andrade.

Iluminação do Futuro

A nova sede tornou-se um show room de iluminação, que inclui lançamentos  mundiais, de última geração em eficiência energética e design. Todos os espaços contam com sensores de luz natural e de presença automatizados. Salas de trabalho e de reunião contam com dimerização que possibilita aos seus usuários escolher a intensidade e o tom da cor que gostariam de definir para melhor realizar seu trabalho. Um exemplo é a luminária Savio que é programável para seguir o ritmo biológico e estimula a produção dos hormônios cortisol (que mantém o estado de alerta) e melatonina (que acalma). Ainda é possível  controlar a cor (azulada ou amarelada) e a intensidade de luz.

“Em cada ambiente, a iluminação foi pensada para atender as necessidades dos usuários  somando o sentimento de bem-estar e a economia de energia. Foi um projeto único porque explorou todo o portifólio de produtos da Philips o que nos permitiu experimentar diversas soluções, muitas ainda nem disponíveis no Brasil. O conjunto de todos os recursos que usamos chama a atenção. Será perceptível aos usuários o trabalho com cores, efeitos, luminosidade e interação com a luz natural”, explica o lighting designer Gilberto  Franco, do escritório Franco & Fortes.

Tecnologia de ponta

Para garantir os princípios de mobilidade, flexibilidade e produtividade a Philips disponibiliza aos funcionários uma série de recursos tecnológicos. Para começar, um sistema de conexão completa (seja por e-mail,  compartilhamento de dados, comunicador interno, webmeetings (Connect Meeting e Connect Webmeeting) e conexões para chamadas telefônicas. Assim, fica ainda mais fácil localizar todos da empresa. Há ainda internet sem fio em todo o escritório, acesso ao prédio simplificado com cartão inteligente, telefone celular para todos os funcionários com mobilidade, aplicações para chamadas VoIP gratuitas para chamadas de PC para PC e reuniões virtuais. Além disso, a empresa possui sistema de impressão e digitalização de arquivos central, que estimulará a redução de impressões de uma forma geral, economizando o uso de papel.

Dia-a-dia sustentável

Tanto a alta tecnologia quantos simples gestos estão presentes no novo escritório, o que deverá impactar positivamente na natureza, contribuindo para um futuro melhor.

A mudança de comportamento começou muito antes da mudança. Todos os funcionários participaram de um programa chamado Cleaning Day. Nos dias da ação, todos do escritório fizeram a limpeza de seus departamentos e o resultado foi a reciclagem de toneladas de papel, sendo que, cada tonelada, representou a doação de  cem kits escolares à entidades não governamentais e/ou assistenciais. Além disso, materiais de escritório também foram encaminhados para entidades. Os equipamentos eletrônicos foram direcionados para uma ONG que recupera os aparelhos e doa para instituições carentes. Aqueles que não tem recuperação são destinados a empresas de reciclagem e os equipamentos da marca Philips serão destinados ao programa Ciclo Sustentável Philips.

A flexibilidade da nova maneira de trabalhar, permite que seus funcionários com mobilidade trabalhem de casa uma vez por semana, tudo devido à tecnologia de ponta que possibilita a realização de teleconferências. Essas ações contribuirão para redução da emissão de CO2, além da promoção da qualidade de vida.

No lugar dos copos descartáveis, há o estímulo ao uso de um squeeze, oferecido pela empresa. O mesmo acontece com os elevadores, já que todos serão estimulados a usar as escadas sempre que possível. A Philips também adotou o programa Carona Solidária. A proposta é resultado de um projeto finalista no programa Desafios Sustentável Philips, implantado junto ao grupo de transporte do Workplace Innovation.

O mobiliário foi produzido com madeiras certificadas e/ou materiais reciclados ou reutilizados, além de tintas à base de água nas paredes e estações de trabalho projetadas estrategicamente próximo às janelas para a melhor utilização da luz natural. O consumo de papel também será diferenciado e bastante reduzido, além de grande parte da comunicação da empresa ser em real time, por meio dos recursos tecnológicos, as impressões serão controladas por meio de senhas e outros recursos, que ajudam a evitar o desperdício de papel.

As novas instalações ganharam modernidade e cor, despojamento e uma identidade bastante inovadora. No entanto, todo material utilizado respeitou com muito rigor os critérios de sustentabilidade. Assim, a Philips busca a certificação da Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), da US Green Building Council, na categoria escritório verde.

Sobre a Philips do Brasil

A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 86 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raio-x e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br


Sobre a Royal Philips Electronics

A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas.  Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 116 mil funcionários em mais de 60 países. Com um volume de vendas de 23 bilhões de euros em 2009, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em flat TV, barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal.

Esta matéria não é publicitária. Via relações públicas.
Recebida via e-mail: contato@vivoverde.com.br