Eu mato a cobra e mostro o pau!

1

É isto mesmo, tempos atrás eu falei sobre o amianto e toda a notória que ele andava sofrendo, o mais gostoso é que mexeram na bosta ferida novamente. O caso é que, como foi dito perfeitamente pelo Diego Câmara no Blog O Crepúsculo, saiu no Twitter sobre uma matéria publicada na Folha de S. Paulo no caderno Dinheiro. No qual as jovens jornalistas Anna Carolina Cardoso e Estelita Hass Carazzai, que foram enviadas para Minaçu (onde nasci) em Goiás  e escreveram a notícia “Sob pressão, amianto prospera em Minaçu”, em um ótimo texto, muito bem trabalhado e que expõe a opinião dos cidadãos e dos governantes da região, além de dados econômicos e sociais da cidade e o poder da indústria do amianto. Tanto eu quanto o Diego achamos um texto digno, e mais, ele que é entendido na área jornalística descreve o texto como centrado e realmente habilitado, que mostra a competência das envolvidas e a qualidade do curso de treinamento do Folha de S. Paulo.

amianto


O fato é que saiu no blog do “jornalista” Luiz Carlos Azenha, que atualmente trabalha na Rede Record e é mais conhecido por seus trabalhos na Rede Globo. Vale lembrar que a Record, emissora da Igreja Universal do Reino de Deus e do Bispo Edir Macedo, está há um bom tempo em guerra contra a Folha, em um conflito enorme de egos para saber quem pode mais na mídia. O artigo de Azenha sobre o amianto, contendo uma grave denúncia, pode ser visto no Viomundo. Diego comenta em seu poste a falta de conceito jornalístico que o site teve de mostrar algo tão ruim e tendencioso. E mais, ele argumenta que ler diversos lados sobre o mesmo tema é importante para que você não caia nas teorias conspiratórias que abundam a blogosfera e as revistas e que normalmente não trazem provas consistentes, oque eu concordo plenamente. Mas como disse no título  EU DEFENDO O AMIANTO e como dizem, eu mato a cobra e mostro o pau!

Para mim, isto não passa de um  “acontecimento jornalístico mesquinho” … eu como vocês sabem e quem for em meu blog ler oque eu digo, sou praticamente FILHA DO AMIANTO, nasci dentro, praticamente dentro da vila e já fiz cursos, ví palestras, trabalhei, minha família tem oque tem hoje, e EU TENHO OQUE TENHO HOJE por causa do AMIANTO,  e sei que muito oque se diz (quem não conhece) é pura balela!

Falar de algo que NÃO SABE OU QUE LEU EM ALGUM LUGAR é muito fácil, e principalmente quando se fala de marketing, oque todo mundo sabe é que HOJE, caixa d’água “TEM QUE SER” de plástico e sabem porque? Porque é MAIS FÁCIL DE TRANSPORTAR (uma encaixa na outra, GERA MUITO MAIS DINHEIRO, POIS ASSIM TRANSPORTA-SE MAIS, e por aí vai … agora falar dos CONTROLES DE QUALIDADE QUE A EMPRESA TEM, OS CUIDADOS, OS SELOS DE QUALIDADE AMBIENTAL… Isto nimguém fala, FALAR DAS PESSOAS QUE MORRERAM DE ASBESTOSE (dos 24 anos de vida que eu tenho, e meus pais ainda moram lá… se ouvi 3 casos de morte por asbestos “a doença provocada pela fibra do amianto” foi MUITO) ISTO TODO MUNDO FALA … AGORA FALAR DAS MILHARES…. EU DISSE MILHARES DE PESSOAS QUE TIVERAM RENDA, UMA VIDA DÍGNA PARA VIVER … isto ninguém lembra … O QUANTO A EMPRESA GERA DE LUCRO, OS PROGRAMAS AMBIENTAIS QUE A EMPRESA TEM ( hoje eu sou engenheira ambiental por isto, porque a escola da empresa me deu base para o conhecimento de tal) REALMENTE … QUASE NINGUÉM FALA!

Eu gosto de enfatizar isto, AMIANTO NÃO CAUSA NADA AO SER INGERIDO!!

Quer me chingar, parabenizar, pedir em casamento ou algo assim? Segue aí o @VivoVerde!

Beijos crianças – Engenheira Ambiental Daiane Santana.

PS: Este não é um post pago….

PS2: Palavras de Diego: “Hoje trago o caso do amianto crisotila, que li inicialmente no blog da Daiane, o Vivo Verde, nestes dois posts

_____________

Matéria postada na coluna “Contagem regressiva pra o fim do mundo” no Blog Suspensa. Para ler outras matérias CLIQUE AQUI.