“Não existe catador de lixo e sim de materiais recicláveis” #Ecobusiness

O segundo dia da Ecobusiness começou em grande estilo, o ex-catador de materiais recicláveis Tião Santos contou sobre a sua vida como catador, Tião falou que o mundo da sustentabilidade depende da reciclagem e que não existe catador de lixo e sim de materiais recicláveis, também contou sobre suas experiências no lixão e o tipo de coisa que as pessoas jogam fora, sobre seu reconhecimento atual no Brasil e no exterior e seu filme.

Foto: Leandro Pereira

O congresso contou com grandes empresas e suas ações implementações para a sustentabilidade, a Fundação Espaço Eco falou sobre gestão de sustentabilidade e a importância da avaliação do ciclo de vida dos produtos antes de adquiri-los e também na ecoeficiência deles, porque o consumo sustentável envolve o antes, durante e o depois do produto também. A MARS empresa dona de marcas como M&M e Pedigree apresentou seu plano de gestão sustentável da água que fez com que diminuísse bastante os gastos financeiros na empresa.

Foto: Leandro Pereira

A Suzano também falou sobre seus projetos como o papel Report 360ºque possui 100% das emissões de gases de efeito estufa compensadas, a empresa de papel e celulose também possui o Papel Carbono Neutro, comercializado na Europa, que possui 0% de emissão de carbono na sua confecção.  A 3M falou sobre inovação na atuação de sustentabilidade da empresa, o que vem fazendo para diminuir seus impactos e suas metas.

Foto: Leandro Pereira

A Ecotest esteve presente no congresso e na feira Ecobusiness, a Ecotest tecnologia Ambiental desenvolveu o Selo Ecotest Compromisso Sustentável. O selo possui 5 segmentos de atuação: condomínio, restaurante e bar, concessionária, evento e show e posto de combustível.  A empresa possui uma consultoria especializada que tem como objetivo realizar a gestão de ações sustentáveis e reconhecer o compromisso sustentável ao final do processo através da concessão do uso da sua marca, o Selo Ecotest.

Essas foram apenas algumas das atrações do segundo dia de Ecobusiness, você pode conferir a grade completa do evento no site http://www.ecobusiness.net.br, logo mais o material apresentado pelos palestrantes também serão disponibilizados no site.

 

Texto: Leandro Pereira (representante do VivoVerde no Ecobusiness.