5 Dicas de Consumo Consciente

Entre os tantos temas que ganharam popularidade ao longo dos últimos anos, o consumo consciente e sustentabilidade são dois deles. Assim, as pessoas ligadas a essa causa buscam cada vez mais por alternativas para que evitem o desperdício de produtos, evitando problemas com o meio ambiente.

De fato, essa é uma questão cultural, mas que está relacionada com a maneira que as pessoas encaram o mundo. Assim, alguns podem imaginar que a sustentabilidade é algo importante e outros não, mas se cada um fizer a sua parte, os resultados serão positivos certamente. Veja agora 5 dicas de consumo consciente.

1 – Faça convites virtuais

Se você está organizando uma festa de aniversário ou de casamento, certamente tem em mente de que os convites são essenciais para o sucesso do evento. Aliás, é nos convites onde está a data e o horário em que a comemoração será realizada. Por isso, fazer convites virtuais é uma boa jogada para quem pensa na sustentabilidade.

Os convites são lindos e podem ser confeccionados de acordo com o tema da festa. Mas, eles acabam às vezes indo para no lixo logo depois da cerimônia, já que as pessoas não gostam muito de ficar guardando esses materiais. Por isso, os convites virtuais são ótimos para quem pensa na sustentabilidade.

2 – Tome cuidado com os produtos escolhidos

Pessoas que pensam na preservação do meio ambiente devem ter muito cuidado com a escolha dos produtos que consomem. Assim, é fundamental tomar cuidado e deixar de lado os produtos que possuem agentes químicos, o melhor a fazer é escolher os biodegradáveis, aqueles que se decompõe na natureza.

Além disso, é interessante substituir os clássicos sacos de plástico por ecobags. Com isso, você passará a utilizar produtos feitos de algodão ou outros materiais que são considerados sustentáveis e que certamente não irão prejudicar o planeta.

3 – Produtos com opção de recarga

Um dos temas mais importantes ligados ao mundo sustentável é relacionado com a escolha de produtos que permitam a realização de recargas. Essa é uma possibilidade que vai te ajudar a economizar dinheiro e ainda servirá para reduzir a fabricação de embalagens plásticas que servem principalmente para prejudicar o planeta.

Hoje em dia os produtos com a opção de recarga estão em diversos segmentos. Quem gosta de ketchup ou mostarda, para exemplificar, pode comprar um daqueles tubos grandes e sachês, que vão permitir a recarga, sem a necessidade da compra de um novo pote grande de plástico.

4 – Aposte em novas formas de eventos

Se você trabalha com a organização de festas ou eventos, é importante ficar atento para o consumo sustentável, apostando em novas formas de atrair o público sem prejudicar o meio ambiente. Dessa maneira, é possível criar logos online, sem muita dificuldade, permitindo que vários testes sejam feitos antes da versão final.

A tecnologia tem permitido atuações de formas variadas, como por exemplo pela criação de banners. Tudo isso pode ser feito pelo Adobe Spark, uma ferramenta virtual e gratuita. Assim, ficará muito mais fácil fazer os testes antes de aprovar a versão final, que será impressa e utilizada no evento.

5 – Prefira as cobranças online

Quem é ligado a causa sustentável deve evitar ao máximo receber boletos. Hoje em dia é possível solicitar a entrega de faturas pelo e-mail, impedindo que gaste com a utilização de papel para a impressão dessas cobranças. Tudo pode ser mandado para o seu endereço virtual, facilitando inclusive o pagamento.

As empresas oferecem esse sistema online, possibilitando que boletos de conta de internet, de gás ou algum outro débito mensal não seja mais entregue pelo correio e sim na sua caixa de e-mail. O serviço funciona de maneira perfeita e é completamente sustentável.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.