Desenvolvimento e Sustentabilidade
II Painel: Uso Sustentável da Terra, dos Recursos Minerais e Energéticos
Tema 1: Terra – Desenvolvimento e Sustentabilidade – Dr. Joseano Carvalho Dourado – UNITINS
Quarta e última palestra da tarde, como o título já fala, mas vamos aos conceitos:
Desenvolvimento sustentável (hoje em dia já não se usa mais falar assim) é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental no modelo de desenvolvimento sócio-económico.
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Estes, são baseados em critérios, social ( diminuição da exclusão social), cultural ( manitenção da diversidade cultural), ambiental (suporte dos ecossitemas), econômico (economicamente eficaz, gerido de modo a suportar as gerações futuras).
Existem vários problemas socio ambientais que devem ser lembrados, como o crescimento demográfico, pobreza, as mudanças climáticas, a desigualdade e o acesso à água. Algumas relações devem ter maior atenção, como a relação homem x natureza, os avanços tecnológicos e a qualidade de vida parecem caminhar juntos, mas se for analisar, o avanço tecnológico parece aumentar a qualidade de vida e faz o homem consumidor e começa a precionar o suporte ecológico e volta a diminuir a qualidade de vida. Ou seja, é apenas uma mera ilusão.
O nosso cerrado amazônico é caracterizado por um clima tropical, sistema de drenagem bem distribuído e com principais rios perenes (rios que não secam), solos distróficos (baixa fertilidade) e uma predisposição para erosão.
Foram apresentados projetos futuros e m andamento aqui no Estado, como por exemplo do Projeto São João (no qual eu trabalho nele, monitorando a qualidade física da água da sub-bacia, com área de 5524 ha).
O Estado do Tocantins, para minha surpresa tem mais gado doque gente, são aproximadamente 7 cabeças de gado para cada pessoa (alguem está com as minhas.. rs). Isto gera degradação, não apenas isto, foram enumeradas algumas, como:
- Desmatamento (agricultura, pastagens, urbanização – sim você também faz parte disto);
- Superpastoreio e queimadas (destruição da cobertura vegetal);
- Agricultura (uso de manejo inadequado);
- Indústria (álcool e biodiesel).
Os impactos também foram citados, como o efeito estufa, provocado por termoelétricas, desmatamento e agricultura e pecuária (pumm). O Tocantins mesmo fica sempre entr e terceiro e quarto lugar no ranking dos maiores contribuidores para o efeito estufa, exclusivamente por causa das queimada.
Algumas dicas:
- Uso racional da água na irrigação do solo (aptidão agrícola);
- Fertirrigação ( uso de água residuária de escoamento sanitário);
- Mudança da matroz energética brasileira (outras fontes produtivas como as bioenergias);
- Esucação (chave do desenvolvimento – ferramenta indispensável).
Espero que tenham gostado das matérias, esta, esta e esta! Obrigada
____________
Nota do autor : 1 – Hoje, dia 05 de setembro é o DIA DA AMAZÔNIA, acho que estas matérias vieram em boa hora! Este dia, é comemorado nada mais, nada menos do que para relembrar as pessoas que a Amazônia precisa de cada um de nós. PRESERVE-A.
2 – Matéria relacionada ao III Simpósio Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas.
Também achei justo, colocar a matéria na categoria 1/2AmbientDay.
Pingback: Eng. Daiane Santana
O Vivo Verde foi escolhido como o Blog da Semana no Informação Virtual.
Parabéns pelo excelente blog!
Leio o Vivo Verde a pouco tempo e estou adorando. Sou Técnico SIG de uma Agroindustria e Graduando em Engenharia Ambiental. Estou adorando os artigos, tem sido de grande valia como informação.
PARABÉNS!!!
Nossa, fico feliz em saber disto. E espero que voltem sempre. =]
Saiba que tem o e-mail e a comunidade do orkut para mandar sugestões.
Abraços
Não conhecia esta data…..muito boa a postagem….Day,tem um selinho para vc……passe lá no Mimirabolantes ok e me diga o que vc faz?
bjcas….
Muito obrigada, Monique!!!