Este evento que ocorrerá amanhã (02/09) é para quem mora em Palmas/TO e eu estarei lá:

logoevento

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR) e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados, o Sistema CNC/SESC/SENAC e a Assembléia Legislativa de Tocantins promovem, no próximo dia 2, o III Simpósio “Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas“.  As nove unidades da Federação inseridos no Bioma Amazônico realizam em agosto e setembro as etapas estaduais preparatórias para o encontro nacional, que ocorrerá no dia 7 de  outubro, em Brasília.

Em Palmas/TO, a etapa regional será coordenada pelo Deputado Estadual José Viana. Com a parceria do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC – TO, o evento contará com a presença do Deputado Federal Washington Luiz, representando a  CAINDR e a CMADS.

Neste III Simpósio, pretende-se dar ênfase às diversas experiências práticas de desenvolvimento sustentável, com propostas concretas para otimizar essas ações na região amazônica, levando em conta as mudanças climáticas.  O novo modelo de desenvolvimento da Amazônia deve ter como primado o respeito e a valorização da potencialidade de seu imenso patrimônio natural e sociocultural. Desenvolver a região, deter o processo de desmatamento tornando economicamente viável a preservação dos ecossistemas e da floresta em pé, são enormes desafios para nós, brasileiros, somente alcançáveis mediante a participação de todos: governos federal, estadual e municipal, lideranças políticas, setor produtivo, academia e sociedade civil. Já é tempo de transformar todo o potencial da região em medidas concretas que possam reverter a situação de miséria da maioria dos 25 milhões de habitantes da Amazônia, preservando a sua grande diversidade ambiental e suas ricas tradições. Isso é o que esperam as futuras gerações, e a realização deste III Simpósio será, com certeza, mais uma valiosa contribuição nesse sentido, priorizando a Amazônia no projeto de construção nacional.

PROGRAMAÇÃO

Data: 02/09/2009

Local: Auditório do Senac/TO

14h – Abertura

Governador do Estado

Presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins

Presidente da  Comissão de Meio Ambiente da Assembléia

Lideranças Políticas

Reitor UFT e Unitins

Presidente da Fecomércio/Tocantins, entidade apoiadora do evento.

15h –  I Painel: A Amazônia na 15ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima/ONU- COP 15

Tema 1: Mudanças Climáticas e o Mercado de Carbono no Tocantins – Dr. Erich Collicchio,  Professor Adjunto da Universidade do Tocantins – UNITINSAGRO.

Tema 2: Pagamento sobre Serviços Ambientais – Dr. Waldecy Rodrigues,  Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

16h – II Painel: Uso Sustentável da Terra, dos Recursos Minerais e Energéticos

Tema 1: Terra – Desenvolvimento e Sustentabilidade – Dr. Joseano Carvalho Dourado – UNITINS

Tema 2: A Utilização da Agroenergia no Contexto do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – Dr. Márcio da Silveira,  Pró-reitor e Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins.

17h – Debates sobre temáticas propostas

17h30min – Coquetel de encerramento e  entrega de certificados.

18h – Encerramento.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nasceu em Minaçu/GO e atualmente reside em Parauapebas-PA e há 15 anos escrevo neste site. Sou formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuo como consultora, ministro treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho quando dá tempo. Contato: portalvivoverde@gmail.com | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

5 thoughts on “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.