Verde otário, encontramos o otário!

Dias atrás publiquei a matéria intitulada “Verde otário! Quem é o otário aqui?“, e por surpresa minha recebi o seguinte e-mail resposta:

Bom dia, Daiane

Sou analista de mídias sociais da Agência Ideal e atendo ao Grupo Pão de Açúcar.

O motivo do meu contato é esclarecer um mal entendido gerado pelo vídeo “Verde Otário”, replicado por seu blog recentemente.

Gostaríamos de esclarecer que o Pão de Açúcar pauta suas ações no respeito e na transparência de suas relações. A rede mantém um forte compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento das empresas brasileiras, sendo pioneira em muitos programas para desenvolvimento do consumo consciente, entre eles, a oferta de sacolas reutilizáveis, iniciada em 2005.

Desde então, temos desenvolvido fornecedores e produtores nacionais e buscado consistentemente novas alternativas sustentáveis, tanto no que se refere aos aspectos sociais, quanto ambientais. Oferecemos em nossas lojas diferentes tipos de sacolas reutilizáveis, dentre os quais um importado (do Vietnã) e todos os outros produzidos por empresas brasileiras, incluindo o confeccionado em material pet com parte da renda revertida para a Fundação SOS Mata Atlântica.

Em todos os casos, como forma de repúdio a qualquer forma de trabalho forçado e análogo ao escravo, mantemos controle da cadeia produtiva e nossos fornecedores possuem o certificado de auditoria social, assegurando a excelência nas boas práticas de contratação e comercialização dos seus produtos.

Caso tenha mais interesse no assunto, por favor, entre em contato.

Atenciosamente,

Provavelmente todas as pessoas que escreveram sobre o vídeo (abaixo) receberam este e-mail resposta. Confesso que me surpreendeu. Acho bem legal quando as empresas trabalham assim (direto) conosco, os blogueiros linguarudos (rs).

Agora basta você tirar as suas conclusões quanto ao e-mail… e ver… Afinal? Quem é o otário?

Mas olha… Temos que ir com muita calma nesta hora.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

6 comentários em “Verde otário, encontramos o otário!

  • 21 de janeiro de 2012 em 12:17
    Permalink

    Citação: “Em ambos os casos, mantemos um rígido controle da cadeia produtiva. Além disso, todos os nossos fornecedores possuem o certificado de auditoria social, assegurando a excelência nas boas práticas de contratação e comercialização dos seus produtos.” Qual certificado de auditoria social possuem incluindo os estrangeiros? Como consumidor onde poderemos ter acesso a documentos, videos, etc, para verificar se existe veracidade na afirmação do controle dessa cadeia produtiva?

    sera que serei respondido?
    desde o dia 17 por enquanto nada!
    fonte:
    https://www.facebook.com/paodeacucar/posts/268303169900819

  • 22 de janeiro de 2012 em 13:12
    Permalink

    Que resposta doce dessa empresa, existe um documentário chamado China Blue – http://www.youtube.com/watch?v=DUH36MbqcLw,que relata que esses certificados mencionados são bem diferentes do que dizem as organizações.
    Trabalhadores são obrigados a assinar um termo onde se dizem contentes com as condições de trabalho, caso contrário são mandados embora por justa causa, basta ver a séria China Blue.
    Caros colegas marqueteiros, busquem maiores informações, porque aos poucos os Verdes Otários estão deixando de ser “Verdes Otários”

  • 25 de janeiro de 2012 em 21:48
    Permalink

    Parecer e ser correto são duas coisas bem distintas. Já cansei de perguntar ao Pão de Açúcar via Twitter (alô, social media da Agência Ideal!) porque eles não me devolvem meu dinheiro por direito da nota fiscal paulista (usam algum artifício pra fugir da lei, claro), e nunca se dignaram a responder. Mas quando é pra doar esse mesmo dinheiro para as ações de caridade do supermercado, ah, aí a grana aparece. Por isso, não doo nada no caixa. Fazer condolência com chapéu alheio é fácil. Parei de comprar lá.

  • 27 de janeiro de 2012 em 17:52
    Permalink

    o grupo me deu uma resposta via post
    “Pão de Açúcar Boa tarde Rafael,

    Vimos seu post e gostaríamos de prestar maiores esclarecimentos sobre o assunto, além de apresentar a documentação solicitada sobre o caso.
    Para isso, pedimos a gentileza de encaminhar seus contatos para o e-mail: casadocliente2.0@grupopaodeacucar.com.br. Retornaremos o contato em breve.

    Muito obrigado.

    Abraços da equipe Pão de Açúcar.”

    acabei de mandar um email! No aguardo da resposta!

  • 12 de fevereiro de 2012 em 21:26
    Permalink

    bem to vindo agora novamente no entanto basicamente é afirmado a mesma coisa e não foi repassada nenhuma referencia.

  • 14 de fevereiro de 2012 em 18:28
    Permalink

    E aí, Rafael. Te responderam por email? Quando recebi essa resposta me perguntei o mesmo. Por que não anexaram os comprovantes e certificados na resposta? Se eles as têm, que ótimo, mas protifiquem-se a abri-los ao público!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.