Plano de Ação em Sustentabilidade da VALE prevê investimentos de R$ 590 milhões até 2012
A VALE vai investir aproximadamente R$ 590 milhões em iniciativas definidas no Plano de Ação em Sustentabilidade (PAS) da companhia, criado em 2008 para estabelecer metas e ações de melhoria de desempenho relacionadas a indicadores de sustentabilidade. Estão previstas 880 ações para a melhoria dos indicadores, relacionadas, especialmente, à redução dos resíduos perigosos gerados e à eficiência na utilização de recursos naturais, como água e energia.
Para reforçar o comprometimento da companhia com a sustentabilidade, a VALE está patrocinando o projeto “Padrão IBEF de Sustentabilidade”, em parceria com a Deloitte, Usiminas e Cemig, criado pelo IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) para certificar cases de empresas na área, inscritos em uma das cinco categorias da premiação – Valorização, Gestão, Governança, Administração de Conflitos e Estrutura da Operação.
Para o patrocínio, o IBEF selecionou apenas empresas com forte atuação na área. No plano de ação da VALE, por exemplo, foram identificados os cinco princípios para se dimensionar a excelência de uma empresa em termos de sustentabilidade. Isso porque o PAS é revisado anualmente, com o estabelecimento de novas metas e ações para os anos subsequentes, acompanhadas mensalmente pelos diretores. Inicialmente, o PAS tratou de padronizar e consolidar indicadores socioambientais e realizar ações estruturantes, como as políticas de Desenvolvimento Sustentável e de Direitos Humanos. Posteriormente, a iniciativa definiu indicadores de desempenho considerados prioritários para o período de 2010 a 2012.
O IBEF reuniu um grupo de 15 profissionais de reconhecida atuação nas respectivas áreas, para avaliar os cases recebidos nos diversos aspectos envolvidos, orientados por um direcionamento estratégico, baseado no livro “Avaliação de Investimentos Sustentáveis”, de autoria de Marcos Rechtman (Diretor do IBEF) e Carlos Eduardo Frickmann. Os autores, por meio de pesquisas, estudos e orientações de profissionais da área, estabeleceram conceitos de direção e gestão empresarial, – a Metodologia do Pentágono em Sustentabilidade.
Os vencedores de cada categoria serão premiados em evento que será realizado em Julho de 2011, receberão o troféu / escultura Ecosofia, terão seus projetos divulgados pela instituição e serão convidados especiais nas palestras e seminários do IBEF.
Sobre o IBEF
Criado em 1971, o IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças é uma entidade de utilidade pública federal, estadual e municipal, sem fins lucrativos, apartidária e que reúne os principais executivos e empresários do país.
No início de sua criação o IBEF era formado por executivos financeiros, mas abriu as portas para profissionais de diversos setores em função da abrangência dos assuntos em que se envolveu ao longo desses anos. Hoje, além de executivos de diversos setores e empresários, fazem parte do quadro social diversos políticos, homens públicos, acadêmicos e profissionais liberais. O IBEF-Rio realiza atividades nas áreas de treinamento, pesquisa, estudos e projetos em diversos segmentos de nossa economia, com discussão dos importantes temas nacionais e regionais, além de promover inúmeros congressos e seminários organizados com a participação de autoridades e personalidades da iniciativa privada.
Pingback: LINKS INTERESSANTES DA SEMANA 1 |