IBEF cria projeto para certificar e premiar cases de sustentabilidade

Projeto Padrão IBEF de Sustentabilidade tem como objetivo estimular atitudes sustentáveis e reconhecer ações desenvolvidas por empresas na área

ibef

 

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-Rio) desenvolveu o projeto “Padrão IBEF de Sustentabilidade”, com patrocínio da VALE, Deloitte, Usiminas e Cemig – companhias com forte atuação na área de sustentabilidade – que visa certificar e premiar cases sustentáveis de empresas e administrações, com o objetivo de estimular e divulgar os avanços na área da Sustentabilidade Corporativa, além de reconhecer as ações que estão sendo realizadas em prol do crescimento econômico, preservação ambiental e o bem estar social.

As práticas adotadas pelas empresas que buscam o título sustentável abrangem uma gama de assuntos complexos, tais como: responsabilidade ambiental, justiça social, viabilidade econômica, gestão, conflitos, governança e estrutura da operação. Para orientar a atuação dessas empresas nos diversos aspectos envolvidos, o IBEF-Rio, por meio do projeto “Padrão IBEF de Sustentabilidade” desenvolveu um direcionamento estratégico, baseado no livro “Avaliação de Investimentos Sustentáveis”, de autoria de Marcos Rechtman (Diretor do IBEF) e Carlos Eduardo Frickmann. Os autores, por meio de pesquisas, estudos e orientações de profissionais da área, estabeleceram conceitos de direção e gestão empresarial, – a Metodologia do Pentágono em Sustentabilidade – caracterizando e disseminando a responsabilidade sócio-ambiental como paradigma complementar a performance econômico-financeira, permitindo a criação do projeto.

“É de responsabilidade do IBEF contribuir para o aprimoramento e fortalecimento do segmento das finanças corporativas, visando desenvolver princípios que somem valor as empresas, de modo a conciliar os interesses dos acionistas e da comunidade como um todo”, disse Marcos Varejão, Diretor Executivo do IBEF-Rio. “A viabilidade econômica é um dos pilares que norteiam o caminho da sustentabilidade. Ou seja, se a empresa não tiver condições de se autossustentar, não terá condições de praticar ações na área. O objetivo do projeto é levar a ideia do verdadeiro sentido da sustentabilidade, por meio de cases premiados e assim estimular a adoção de práticas viáveis”, completou.

Qualquer empresa que possuir um projeto na área de sustentabilidade terá a oportunidade de tê-lo aprovado e certificado. Basta inscrevê-lo em uma das categorias da premiação – Valorização, Gestão, Governança, Administração de Conflitos e Estrutura da Operação – observando os critérios e regulamento no site www.ibefrio.org.br.  Os cases serão avaliados por um comitê técnico formado por 15 profissionais, de reconhecida atuação nas respectivas áreas. Os vencedores de cada categoria serão premiados em evento que será realizado em Julho de 2011, receberão o troféu / escultura Ecosofia, terão seus projetos divulgados pela instituição e serão convidados especiais nas palestras e seminários do IBEF.

Sobre o IBEF

Criado em 1971, o IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças é uma entidade de utilidade pública federal, estadual e municipal, sem fins lucrativos, apartidária e que reúne os principais executivos e empresários do país.

No início de sua criação o IBEF era formado por executivos financeiros, mas abriu as portas para profissionais de diversos setores em função da abrangência dos assuntos em que se envolveu ao longo desses anos. Hoje, além de executivos de diversos setores e empresários, fazem parte do quadro social diversos políticos, homens públicos, acadêmicos e profissionais liberais. O IBEF-Rio realiza atividades nas áreas de treinamento, pesquisa, estudos e projetos em diversos segmentos de nossa economia, com discussão dos importantes temas nacionais e regionais, além de promover inúmeros congressos e seminários organizados com a participação de autoridades e personalidades da iniciativa privada.

Cronograma

01/03/2011 a 31/05/2011 – Inscrição e entrega dos “cases”

01/04/2011 a 15/06/2011 – Exame da banca avaliadora

Julho de 2011 – Solenidade de entrega de prêmios

Informações à imprensa:

Mara Iglesias

Makina de Escrever – Assessoria de Imprensa

Tel. 11.2478-7124 / 7550.9905

Links:

comunicacao@ibefrio.org.br

www.ibefrio.org.br

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “IBEF cria projeto para certificar e premiar cases de sustentabilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.