Projeto de móveis de pallets ganha prêmio nacional de reciclagem

Foto: Divulgação

O projeto de reaproveitamento de pallets para construção de móveis dos coworkings públicos Worktibas, criado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), foi eleito na sexta-feira (3/5) um dos campeões do 26º Prêmio Expressão de Ecologia. Promovida pela Editora Expressão, esta é a maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade no país, com a participação de 2.756 cases inscritos das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região, durante esses 26 anos.

Neste ano, foram inscritos 113 projetos e 23 foram escolhidos. Os móveis de pallets do Imap venceram na categoria Reciclagem, assim como uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de reaproveitamento de garrafas PET na captura de pragas rurais.

Entre os ganhadores também estão as empresas Grendene, Klabin, RGE Sul Distribuidora de Energia, a Universidade Estadual do Paraná e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná.


Foto: Divulgação

Sustentável

A ideia de aproveitar pallets para fazer móveis segue o princípio dos Worktibas, de requalificação de espaços e equipamentos já existentes na Prefeitura.

Os pallets utilizados serviam para sustentar cargas de alimentos, na Secretaria Municipal do Abastecimento. Com a parceria do órgão, o apoio logístico da Secretaria do Meio Ambiente e a confecção nas horas vagas da marcenaria da Fundação de Ação Social (FAS), foram feitas três mesas e 35 banquetas reaproveitando 40 pallets.

Para as banquetas também foram confeccionadas almofadas, incluídas na rotina de aprendizagem dos cursos profissionalizantes dos Liceus de Ofícios da cidade.  

Além dos móveis para os coworkings públicos, o projeto de reaproveitamento atendeu outras demandas do município, que aproveita o material até então subutilizado para confeccionar as camas de albergues e casas de acolhida da cidade. “Com a reciclagem, a redução nos custos ultrapassa os 90% se comparado à compra de móveis novos. Além disso, eles têm durabilidade superior, uma vez que se trata de madeira maciça impermeabilizada, muito mais resistente que as chapas prensadas de MDF e MDP comumente utilizadas em móveis”, ressalta Alexandre Matschinske, presidente do IMAP.

A entrega da premiação será no dia 2 de agosto na cidade de Florianópolis (SC). 

Os 23 projetos ganhadores estão no ite https://editoraexpressao.com/vencedores

Veja o vídeo da produção dos móveis de pallets:

Fonte: curitiba.pr.gov.br/

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.