Ecoplantar – Projeto de reciclagem e reutilização de embalagens descartáveis na produção de mudas

O Ecoplantar é uma pequena iniciativa privada que busca atender completamente o conceito sustentabilidade de acordo com suas três esferas, econômica, social e ambiental. O projeto já atua por quatro anos em Campo Grande/MS tirando das ruas toneladas de resíduos sólidos, plásticos, papel, alumínio, embalagens longa vida, vidros e outros.

São reutilizados estes materiais para cultivar palmeiras ornamentais, madeiras, mudas nativas e outras plantas, transformando o lixo em vida. Nenhum vaso, tubo ou saco plástico é comprado para a produção de mudas e não há qualquer lixo após esta, apenas belas árvores e ar fresco em todo o mundo, porque eles são vendidos pela rede e enviados para todos os lugares.

São atendidas mais de 250 casas, empresas e restaurantes, oferecendo logística reversa com apenas um veículo pequeno. O excedente do material recolhido é levado para as empresas de reciclagem, até comprar as máquinas para ampliar a capacidade de coletar e reciclar.

Artistas locais pintam as lixeiras feitas de tubulações de ar condicionado e painéis de fibra de vidro provenientes de aquecedores de piscinas descartados. Tudo para fazer o cuidado com o meio ambiente atraente e divertido para as crianças grandes e pequenas.

Os usuários da rede podem colaborar usando o “Click Pet“, onde patrocinadores fazem uma doação por cada clique no site.

A Ecoplantar quer ajudar mais pessoas criando empregos dignos para catadores, ex-detentos e viciados em recuperação, reinseridos na sociedade através do nosso projeto, que nutre e educa o corpo e o espírito.

A ideologia do projeto está sendo propagada com Campanhas felizes de educação ambiental, a população está sensibilizada e cada dia mais pessoas querem colaborar, mudar velhos hábitos e trabalhar junto. A rede de cuidado ambiental cresce com poucos recursos e muito amor.

Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor como é o processo:

Redes sociais

Facebook | FanpageTwitter

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “Ecoplantar – Projeto de reciclagem e reutilização de embalagens descartáveis na produção de mudas

  • 10 de maio de 2017 em 18:39
    Permalink

    Sou coordenadora de uma escola e gostaria de desenvolver um projeto. pesquisa localizei vocês e achei muito interessante como faço para participar juntamente com meus professores e alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.