A importância da compostagem para a saúde

Fazer compostagem é uma forma de contribuir com o meio ambiente, bem como com a saúde. Mas, quais os benefícios da compostagem para a saúde? Veja!

O mundo está cada vez mais moderno, porém estamos cada vez mais produzindo lixo. As nossas atividades diárias acabam produzindo muitos resíduos que são descartados, sendo enviados para as unidades de tratamento.

Em 2018, por exemplo, foram mais de 215 mil toneladas de lixo sólido urbano por dia gerados no Brasil, o equivalente a 1kg de lixo por pessoa. Desta quantidade, cerca de 40% foram para aterros ou lixões.

Estes locais têm alto risco de contaminação tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas que lá trabalham. Além do risco de contaminação, os recursos necessários para coleta, transporte e disposição final destes resíduos é um gasto expressivo para as cidades.

Mas nem todo o lixo que produzimos deve ser destinado a estes locais. Existem destinos mais produtivos para o nosso lixo, como a compostagem.

Imagem de Ben Kerckx por Pixabay

O que é a compostagem?

É uma técnica que consiste em acelerar o processo de decomposição dos alimentos, que se transformam em composto orgânico, mediante uma ação combinada entre microorganismos e organismos, mediante condições ideais de umidade e temperatura. O resultado deste processo é um composto orgânico, que conhecemos como adubo. Esse adubo pode ser utilizado em hortas e jardins.

Podendo ser realizado de pequena a grande escala, a compostagem pode utilizar materiais verdes (frutas, legumes e verduras, ricos em nitrogênio) e marrons (folhas secas, serragens, ricos em carbono). Materiais como alimentos gordurosos, óleos e ossos não são indicados para realizar a compostagem.

Qual a importância da compostagem para a saúde?

O acúmulo do lixo em nossas casas e nos locais de coleta pode aumentar a proliferação de bactérias, fungos e vermes que podem causar doenças. Pode também atrair insetos e outros animais capazes de transmitir doenças. Esses problemas podem se agravar se não foram diagnosticados e tratados rapidamente.

Qual a importância da compostagem para o meio ambiente?

Ao serem depositados em aterros, os resíduos sólidos podem causar a contaminação e degradação do solo destes locais, além de emitirem gases poluentes. Isso contribui para aumentar o risco de contaminação da população.

Fazer a compostagem recicla os nutrientes como cálcio, potássio, nitrogênio, fósforo, entre outros.  Usado como adubo, fornece esses e outros nutrientes para as raízes das plantas.

Aproveitar resíduos orgânicos que iriam para os lixos é um pensamento sustentável, mas também pode contribuir para uma melhor economia das cidades. A compostagem é uma produção natural e gratuita de adubo, que também tem como resultado a redução de locais destinados para aterro de resíduos sólidos, por reduzirem consideravelmente a quantidade de lixo depositados.

Prefeituras e empresas já adotam a compostagem

Além da compostagem em pequena escala, aquela feita em casa, as prefeituras já possuem locais de compostagem em grande escala, com sua própria coleta de resíduos orgânicos. Os moradores devem sempre separar o lixo orgânico dos recicláveis para que cada um tenha seu destino correto, para que possa ser feito o reaproveitamento, se for possível.

As empresas também já perceberam benefícios na compostagem. Além de contribuir para a saúde pública, essa prática mostra a responsabilidade socioambiental e pensamento sustentável da empresa.

Principalmente as indústrias, devem ter a consciência dos resíduos que sua operação produz, e o impacto que elas causam no meio ambiente. A compostagem é uma alternativa que contribui para a redução de aterros, além de gerar renda.

O tratamento do lixo orgânico emprega milhares de pessoas nas cidades, além de gerar adubo de qualidade para os produtores rurais. A empresa que destina os resíduos de forma adequada, contribuem para a redução da poluição, gerando benefícios para outros setores do mercado.

Veja mais publicações sobre compostagem no site AQUI!

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.