Reciclagem transforma não só resíduos, mas também vidas em Lençóis Paulista

Programa de coleta seletiva da Bracell destina materiais recicláveis para Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista (Adefilp) e faz a diferença para participantes do projeto.


Sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e compromisso com o desenvolvimento das comunidades vizinhas às nossas instalações são valores fundamentais da Bracell, que se concretizam em iniciativas que beneficiam instituições e, principalmente, pessoas. A Bracell mantém um programa de reciclagem de materiais que são destinados para entidades de Lençóis Paulista. Essas doações são importantes para muitas famílias que retiram seu sustento dessa atividade.

Uma das entidades beneficiadas há anos pela Bracell é a Associação dos Deficientes Físicos de Lençóis Paulista, a Adefilp. Além da coleta de materiais recicláveis, a associação também tem um importante trabalho de ressocialização de seus cooperados por meio do esporte e muitos deles se tornam medalhistas em várias modalidades de competições adaptadas.

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de desafios para a Adefilp. O primeiro foi o afastamento de alguns cooperados por fazerem parte do grupo de risco e, em segundo lugar, a expressiva queda na quantidade de material reciclável. Por conta disso, a situação financeira da associação que atende cerca de 50 famílias em situação de vulnerabilidade social ficou comprometida.

Além do sustento que muitos tiram da reciclagem, o projeto mudou as histórias de vida de muitos cooperados. São pessoas que, por meio da separação de materiais, têm conseguido realizar seus sonhos. Esse é o caso de Renato Gabriel Reis da Silva, um jovem de 21 anos que apresenta sequelas de paralisia e trabalha na separação de papéis brancos. Renato quer ir em busca de novas conquistas, uma vez que, como atleta da Adefilp no lançamento de peso, disco e dardo, já acumula muitas vitórias. Com a renda obtida por meio da reciclagem, Renato paga o seu curso de inglês. “Eu acredito que o inglês é uma língua importante e eu quero levar isso para a vida. Quero fazer faculdade de jornalismo e intercâmbio, dois grandes sonhos que tenho”, revela.

Em virtude da proximidade com a cooperativa, as equipes da Bracell tomaram conhecimento das dificuldades enfrentadas pela Adefilp em meio à pandemia e traçaram um conjunto de iniciativas. A primeira ação foi a destinação do material reciclável do projeto de expansão (Projeto Star), com alto valor agregado para a Adefilp, que somado aos resíduos doados pela fábrica existente, totalizaram 97 toneladas em apenas seis meses. “Em maio e junho atingimos volume recorde de destinação, fortalecendo nossa parceria com a associação e reduzindo o impacto em aterros, uma iniciativa pioneira em obras deste porte no setor de celulose”, destaca Christiano Ometto Martini, gerente de qualidade e meio ambiente da Bracell SP. Além disso, o projeto de voluntariado da empresa mobilizou colaboradores que arrecadaram e doaram 47 cestas básicas para os cooperados.

Para Sabrina de Branco, Gerente Sênior de Relações Corporativas, Comunicação e Sustentabilidade da Bracell, atitudes conscientes podem mudar a vida de muita gente. “Ficamos sensibilizados com os desafios enfrentados pela Adefilp neste momento de pandemia e mobilizamos nosso time para fazer a nossa parte. Com estas iniciativas, queremos destacar a importância do papel sócio econômico que a atividade de reciclagem exerce para quem depende dela, além de chamar atenção de toda a sociedade para o tema”, destacou Sabrina.

Reciclando Histórias e Transformando Vidas
A parceria entre a Bracell e a Adefilp tem sido tão bem sucedida que desencadeou uma nova ação que estreará ainda no mês de agosto. Trata-se do Projeto “Reciclando Histórias, Transformando Vidas”, uma websérie com quatro episódios que serão divulgados nas mídias sociais da Bracell às sexta-feiras. Cada capítulo vai mostrar a importância da reciclagem para os participantes da Adefilp. As entrevistas foram realizadas antes da pandemia e as narrativas enfatizam a atuação da Adefilp como um importante instrumento de socialização, superação e descoberta de novas habilidades, na vida pessoal, profissional e no esporte.

Internamente será desenvolvida uma campanha com os colaboradores da Bracell, na qual peças publicitárias com os personagens dos vídeos serão os agentes motivadores para a conscientização sobre preservação do meio ambiente. A ação também enfatizará como simples gestos na coleta seletiva interna são importantes na realidade de quem exerce a atividade de reciclagem.

O jovem Renato será a estrela do segundo episódio, que estreia no dia 14 agosto. Para acompanhar a websérie, siga a Bracell no Facebook e no Instagram (@SomosBracell), e também no Linkedin e Youtube (@Bracell).

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.