Acidente com caminhão carregado de biodiesel contamina água do Lago em Palmas/TO

Acordei e fui trabalhar, peguei o ônibus como de costume (quando não pego carona) e a notícia que mal dava para escutar era a de que um caminhão havia tombado próximo ao Lado de Palmas (Praia da Graciosa) e que havia vazado óleo vegetal.

Como meu percurso é bem pequeno só pude saber disto, mas pensei que ao chegar no trabalho eu poderia saber de mais coisas ao respeito, enfim, soube apenas que a população estava proibida de tomar banho, ingerir daquela água… ou seja, ela estava contaminada e que o orgão ambiental responsável iria multar a empresa.

Só consegui encontrar apenas uma fonte. Muto triste não ter outras fontes (via internet) que falem a respeito, a TV local (Globo) também noticiou.

Mas vamos aos fatos:   O Acidente ocorreu nesta quarta feita (19), o caminhão caminhão bitrem da Empresa Medeiros e Cabral Ltda. carregava 44 mil litros de biodiesel. Defesa Civil interditou e local e proibiu banhos, consumo da água do lago e atividades agropecuárias. De acordo com as informações, o Naturatins vai lavrar uma multa à empresa responsável.

A contaminação ocorreu porque parte do óleo vegetal vazou e acabou entrando no sistema de captação da rede pluvial, caindo na água do lago. Entretanto, com a rápida ação das autoridades, o problema foi controlado, com o fechamento da boca da manilha que jogava o produto no Rio, entre a Ponte e o Escritório do Naturatins. As equipes já iniciaram o trabalho de sucção do óleo contido na tubulação.De acordo com informações do técnico do Naturatins, Pedro Rodrigues, o óleo derramado de natureza vegetal, é menos agressivo ao meio ambiente. “Se fosse óleo diesel ou gasolina o impacto seria muito maior”, afirmou.De acordo com as informações, o Naturatins vai lavrar uma multa à empresa responsável. Jesley Caetano, fiscal do órgão, informou que todos os danos causado pelo acidente ao lago, inclusive a limpeza, será responsabilidade da empresa.

A assessoria de comunicação do Hospital Geral de Palmas – HGP informou que o motorista Ivonilton Rodrigues Borges, 42, foi levado a unidade pelo filho do dono da empresa e chegou consciente. Ainda de acordo com a assessoria, ele não possui nenhuma lesão grave e passa bem.

Ações:

– Defesa civil e Naturatins improvisaram barreira de contenção com espuma de colchões;
– As praias estão interditadas;
– Os danos vão ser avaliados por uma empresa especializada, que me parece, não foi contratada ainda.
Sabe o que eu achei estranho, é que estas notícias de vazamento de óleo me pareciam tão “distantes” de nossa realidade, geralmente se escuta falar em vazamento no mares. Aqui em Palmas já aconteceu algo parecido, lá em Taquaruçu, um povoado bem próximo, mas que confesso nunca mais ouvi falar nisto, não sei mesmo o que ocorreu.
Bom saber que é a empresa que deve arcar com as despesas, em pensar nos danos ambientais que este acidente pode causar, e os usos múltiplos da água do Lago, que não são poucos. Vamos ver quanto tempo vai durar isto, que que aqui tem um péssimo hábito de se esquecer das coisas…
Bom, assim que eu souber de mais notícias, vou postando no @VivoVerde no Twitter.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

2 comentários em “Acidente com caminhão carregado de biodiesel contamina água do Lago em Palmas/TO

  • 29 de setembro de 2016 em 15:31
    Permalink

    Como está o lago, após o acidente com o biodiesel?

  • 30 de setembro de 2016 em 6:58
    Permalink

    Nunca mais ouvi mais nada sobre este caso… Mas o lago vai “bem” (rs)
    Mas foi uma excelente pergunta, vou atrás disto depois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.