Manejo de irrigação – #1


A agricultura vem passando por inúmeras modificações, novas tecnologias e alternativas de melhoramento foram constantemente incorporadas ao processo de produtivo, auxiliando no aumento da produção de alimentos para uma população que cresce cada vez mais. O clima é um fator dominante do estabelecimento da agricultura em certas regiões. Os fatores climáticos são os principais agentes na formação do solo como a temperatura e a precipitação. O tipo e o estado da precipitação além da conservação da água na superfície do solo dependem da distribuição e da quantidade da precipitação pluvial. Sendo assim, Hargreaves em 2000 diz que a irrigação é o principal instrumento para manter o agricultor no campo e aperfeiçoar seu desenvolvimento econômico e social.

Muitas civilizações na antiguidade ruíram suas culturas em função do uso inadequado da irrigação, assim observa-se que esta, deve ser monitorada, evitando que os custos de manutenção e operação não sejam maiores que seus benefícios com um adequado manejo da irrigação, os agricultores podem aumentar sua produção e ainda diminuírem o desperdício d’água, conservando assim os recursos naturais.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.