Ações sustentáveis nos shoppings

Photo by Pixabay from Pexels

Hoje, dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado com o propósito de conscientizar a população a respeito dos problemas ambientais e da importância da preservação dos recursos naturais. Tendo esses pontos em vista e reconhecendo que um shopping center produz, em média, duas toneladas de lixo por dia, a Ancar Ivanhoe, dedicada a centros comerciais desde 1971, assumiu um comprometimento com essa causa, promovendo ações sustentáveis em todos os seus empreendimentos.

Nos shoppings administrados pela rede no Rio de Janeiro (Botafogo Praia, Shopping Nova Iguaçu, Rio Design Barra, Rio Design Leblon, Shopping Madureira, Shopping Boulevard e Shopping Nova América) há pontos de descarte de lixo eletrônico, como computadores, pilhas e baterias, que são coletados pela empresa TechTrash. Os demais tipos de lixo são separados por meio de coleta seletiva.

Nos shoppings Botafogo Praia, Madureira, Boulevard e Nova América, o lixo orgânico produzido na praça de alimentação é submetido a um processo de compostagem para ser utilizado como adubo, permitindo a plantação de diversos legumes e hortaliças sem presença de agrotóxicos em seus respectivos telhados verdes. Em Botafogo, estes alimentos podem ser comprados no espaço sustentável do 7º piso, além de velas e sabões produzidos a partir do óleo de cozinha recolhido no mall. Já no Nova América, a colheita é doada para o projeto social Plantando o Amanhã e para funcionários do Shopping.

No Rio Design Barra, o lixo orgânico está passando por uma fase de testes com um equipamento chamado ORCA, que transforma esses resíduos em água a ser destinada ao esgoto. O shopping é o primeiro empreendimento a adotar essa prática no Rio de Janeiro.

Já no Rio Design Leblon, o lixo orgânico é coletado diariamente pela empresa Santa Cecília, que faz a destinação em aterros sanitários. No Shopping Nova Iguaçu, a água utilizada nos mictórios e na jardinagem é toda reutilizada das chuvas, a chamada “água ozonizada”.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.