#AcontecenoTO – Programação: Semana da Água 2014 é definida por instituições parceiras

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, o governo do Tocantins promove anualmente uma semana de atividades com o objetivo de sensibilização da sociedade sobre o uso e a importância dos recursos hídricos. Palestras, painéis, gincanas, entre outras atividades lúdicas fazem parte da programação da 5ª Semana Estadual da Água que acontece entre os dias 17 e 21 de março deste ano. As atividades foram definidas na reunião entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e demais instituições parceiras.

Cachoeira do Prata – Jalapão: Fernando Alves – Ascom/Semades

Dentro da programação estão previstas atividades de educação ambiental com alunos da rede pública de ensino em visitas ao Projeto Barco Nego D’Água e a UHE Luis Eduardo Magalhães. A Semades também vai promover, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), uma gincana ecológica com alunos da rede estadual de ensino. Acontece entre os dias 10 e 21 nos municípios de Araguaína, Miracema, Paraíso, Gurupi, Porto Nacional, Araguatins e Taguatinga.

No dia 18, acontece um seminário no auditório da Universidade do Tocantins (Unitins) com diversas palestras e painéis sobre a temática do evento que esse ano é “Água e Energia: responsabilidade socioambiental”. O seminário também vai englobar temas como comitês de bacias, projetos de pesquisas na área de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas, dentre outros assuntos.

O encerramento do evento no dia 21 será no Setor Taquari, em Palmas. “A ideia é descentralizar o evento, levando ações de conscientização ambiental para bairros mais afastados do centro da cidade. Além disso, esse será o momento de apresentar um balanço do evento para a população”, explica Maria Gorete dos Santos, responsável pelo Setor de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas da Semades.

A Semana da Água é uma realização da Semades, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins); e conta com o apoio de instituições parceiras como: Seduc, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Prefeitura de Palmas, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Universidade do Tocantins (Unitins) e Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia).

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.