#AcontecenoTO – Gurupi sedia Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

O Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos chega nessa quinta-feira, 20, ao município de Gurupi, a 244 km de Palmas. O evento, realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), segue até sexta-feira, 21, e acontece no Sesc, a partir das 8 horas. O evento já percorreu as regionais de Pedro Afonso, Guaraí e Porto Nacional.

De acordo com a engenheira ambiental Hélia Azevedo Pacheco, supervisora de Gestão de Resíduos Sólidos da Semades, o objetivo é estimular o consumo sustentável nos órgãos públicos e contribuir para a cadeia produtiva da reciclagem do lixo. Tal ação fortalece a adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) dos órgãos municipais.

Dentro da programação do evento acontecem oficinas de reciclagem correta de eletrônicos, cooperativismo, saúde do trabalhador e aproveitamento, reuso e produção de artefatos artesanais. “Nas três edições realizadas houve uma grande participação dos catadores de materiais recicláveis que estão recebendo capacitação nas áreas de empreendedorismo, cooperativismo, captação de recurso e logística reversa, ampliando sua área de atuação”, ressalta Hélia.

O evento atenderá professores, funcionários públicos e catadores de materiais recicláveis de Gurupi, Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins,            Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, São Salvador do Tocantins, Sandolândia, Sucupira, São Valério da Natividade e Talismã.

Regionais

A3AP em Guaraí/TO. Foto: Fernando Alves
A3AP em Guaraí/TO. Foto: Fernando Alves

O investimento para realização do workshop é de R$ 240 mil, oriundos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, com contrapartida da Semades. Depois de Gurupi, os próximos municípios contemplados serão Araguatins (10 e 11/3), Araguaína (13 e 14/3), Arraias (24 e 25/3), Dianópolis (27 e 28/3), Tocantinópolis (8 e 9/4), Colinas (14 e 15/4), Paraíso (22 e 23/4), Miracema, (24 e 25/4) e Palmas (29 e 30/4). Por meio destas regionais, o workshop atenderá todos os 139 municípios tocantinenses.


Texto: Gabriela Glória | Crédito fotos: Fernando Alves | Ascom Semades

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.