[SemanaDaAgua] Água: dádiva de Deus

agua

A importância da água é imensurável, pois ela é o composto básico de todas as formas de vida do planeta, incluindo aí a nossa – o corpo humano é constituído por cerca de 70% de água. Ela é extremamente abundante na Terra, onde cobre cerca de 75% da sua superfície. Grande parte de toda a água existente no planeta encontra-se nos mares, oceanos e calotas polares. Ela também pode ser encontrada em menor escala no rios, lagos, nas nuvens, nos aqüíferos subterrâneos e nas montanhas e cordilheiras, na forma de gelo e neve. Vale destacar que sua distribuição nos continentes é extremamente irregular, pois não pode ser encontrada com a mesma facilidade em todos os ambientes, estando pouco freqüente em locais áridos e nos desertos.

agua

A água possui uma importância extraordinária e sua presença na natureza é abundante, mas, mesmo assim, ela apresenta uma composição muito simples, pois é formada por apenas dois elementos químicos: o hidrogênio (H) e o oxigênio (O). Esse fato é bastante curioso, pois outros compostos importantes, como por exemplo sais e açúcares, têm, muitas vezes, uma composição bastante complexa.
A água possui diversas propriedades físicas e químicas muito incomuns. Essas propriedades especiais são fundamentais para a sustentação da vida como a conhecemos. Sem querer ser exaustivo, eu pretendo apresentar algumas dessas características importantes:
(1) A água é uma substância que, quando líquida, apresenta-se incolor (sem cor), inodora (sem odor) e insípida (sem sabor). A ausência de duas dessas características é algo realmente raro, o que dizer então de uma substância que apresente ao mesmo tempo a ausência das três (cor, odor e sabor).
(2) Ela é conhecida como solvente universal, pois permiti a diluição de um gigantesco número de solutos (especialmente sais e açúcares), facilitando sua interação química. Isso, vale ressaltar, é extremamente vital para manutenção de atividades metabólicas complexas.
(3) Ela possui alta tensão superficial, o que possibilita que pequenos animais e objetos permaneçam em sua superfície e, além disso, essa alta tensão superficial dá uma forma esférica às gotículas de água em suspensão no ar. Vale lembrar que essas pequenas gotículas de água que ficam suspensas em diferentes camadas da atmosfera possibilitam a absorção da radiação infravermelha, contribuindo para a redução do efeito estufa. Essa facilidade que a água tem de absorver calor desempenha um grande papel na regulação do clima global.

rio

(4) A densidade da água é maior quando se encontra pura, e tende a diminuir quando é esfriada ou aquecida. Isso permite que a água quando em forma sólida, ou seja o gelo, seja menos denso e bóie. Esse é um fato interessante, que fica mais claro quando paramos para entendê-lo mais detalhadamente. Veja o caso de lagos e rios em regiões de clima frio. No inverno, esses locais ficam com sua superfície congelada, contribuindo para que plantas, peixes, anfíbios e demais seres vivos fiquem isolados do ambiente externo, que geralmente está exposto a temperaturas muito baixas. Em geral, abaixo da superfície congelada dos rios e lagos, a temperatura apresenta-se mais constante e com valores maiores do que os do ambiente externo. Diante disso, caso o gelo fosse mais denso do que a água em estado líquido, ele se acumularia no fundo dos cursos d’água, inviabilizando, em muitas situações, a vida nesses locais. Sem a camada de gelo na superfície, todo o meio aquático estaria exposto às condições adversas do ambiente externo.
Quando paramos para observar a importância que a água possui, conhecendo todas as suas particularidades, nós, no mínimo, ficamos surpresos, admirados e agradecidos. É realmente muito difícil mesmo para o mais cético de todos os homens que, ao conhecer todas essas características singulares, não reconheça que ela se trata de uma dádiva deixada por Deus para todos nós.

____________________

*Giovanni Salera Júnior – É um cara fantástico que resolveu se integrar ao VivoVerde na coluna BioVerde. Ele é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental. Atualmente é Analista Ambiental do Governo Federal.

Maiores informações em: Recanto das letras

Curriculum Vitae: Lattes

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

5 comentários em “[SemanaDaAgua] Água: dádiva de Deus

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.