AquaRio homenageia os criadores dos projetos TAMAR e Baleia-Franca com o “Prêmio Conservação Marinha”
Em sua segunda edição, a premiação reconhece os grandes conservacionistas brasileiros, Guy Marcovaldi e José Truda Palazzo Jr
Criado com o objetivo de identificar e reconhecer as iniciativas para a conservação dos oceanos, o “Prêmio Conservação Marinha”, do Aquário Marinho do Rio, chega à sua segunda edição homenageando os quase 40 anos de dedicação dos criadores dos projetos TAMAR e Baleia-Franca. Na última sexta-feira (14), o oceanógrafo Guy Marcovaldi e o ambientalista José Truda Palazzo Jr receberam a honraria das mãos de Marcelo Szpilman, biólogo marinho e diretor-presidente do AquaRio.
“Hoje, o AquaRio reconheceu pessoas importantes para conservação e preservação dos oceanos. Guy Marcovaldi e José Truda Palazzo Jr são dois conservacionistas conhecidos e respeitados por décadas de trabalho verdadeiramente relevante a favor da proteção e conservação de animais marinhos”.
disse Marcelo Szpilman
Em seu discurso de agradecimento, Guy Marcovaldi enfatizou o quanto o engajamento e a perseverança são importantes para que um projeto de conservação no Brasil dê certo: “Um programa de natureza não se constrói sem dedicação. O maior resultado do TAMAR é a recuperação de cinco espécies de tartarugas e a confiança que elas depositam em nós. No início, elas fugiam, hoje, elas confiam na gente”. Em quase 40 anos, o oceanógrafo ajudou a salvar mais de 37 milhões de tartarugas marinhas, tornando o projeto TAMAR referência mundial.
José Truda Palazzo Jr, criador do projeto Baleia-Franca e que também atua no Instituto Baleia Jubarte, se emocionou ao reconhecer a importância do recebimento do “Prêmio Conservação Marinha”: “O mundo precisa de pessoas dedicadas e que trabalham com conservação para mudá-lo. É uma honra receber este prêmio por tudo o que ele representa”. Oambientalista é o nome por trás da criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.
Sobre o Prêmio Conservação Marinha
O “Prêmio Conservação Marinha” foi criado pelo AquaRio para identificar e reconhecer os heróis anônimos que arriscam suas vidas para salvar animais marinhos, além das iniciativas individuais para a conservação dos oceanos. Em sua primeira edição, os surfistas catarinenses João Baiuka e Philipe Marreco — que ficaram famosos por resgatarem um filhote de baleia Francapreso em uma rede de pesca — foram os primeiros cidadãos a receber a premiação promovido pela atração.