AquaRio homenageia os criadores dos projetos TAMAR e Baleia-Franca com o “Prêmio Conservação Marinha”

Em sua segunda edição, a premiação reconhece os grandes conservacionistas brasileiros, Guy Marcovaldi e José Truda Palazzo Jr

Uma imagem contendo pessoa, homem, ao ar livre

Descrição gerada automaticamente
Foto: Divulgação

Criado com o objetivo de identificar e reconhecer as iniciativas para a conservação dos oceanos, o “Prêmio Conservação Marinha”, do Aquário Marinho do Rio, chega à sua segunda edição homenageando os quase 40 anos de dedicação dos criadores dos projetos TAMAR e Baleia-Franca. Na última sexta-feira (14), o oceanógrafo Guy Marcovaldi e o ambientalista José Truda Palazzo Jr receberam a honraria das mãos de Marcelo Szpilman, biólogo marinho e diretor-presidente do AquaRio.

Hoje, o AquaRio reconheceu pessoas importantes para conservação e preservação dos oceanos. Guy Marcovaldi e José Truda Palazzo Jr são dois conservacionistas conhecidos e respeitados por décadas de trabalho verdadeiramente relevante a favor da proteção e conservação de animais marinhos”.

disse Marcelo Szpilman

Em seu discurso de agradecimento, Guy Marcovaldi enfatizou o quanto o engajamento e a perseverança são importantes para que um projeto de conservação no Brasil dê certo: “Um programa de natureza não se constrói sem dedicação. O maior resultado do TAMAR é a recuperação de cinco espécies de tartarugas e a confiança que elas depositam em nós. No início, elas fugiam, hoje, elas confiam na gente”.  Em quase 40 anos, o oceanógrafo ajudou a salvar mais de 37 milhões de tartarugas marinhas, tornando o projeto TAMAR referência mundial.

José Truda Palazzo Jr, criador do projeto Baleia-Franca e que também atua no Instituto Baleia Jubarte, se emocionou ao reconhecer a importância do recebimento do “Prêmio Conservação Marinha”: “O mundo precisa de pessoas dedicadas e que trabalham com conservação para mudá-lo. É uma honra receber este prêmio por tudo o que ele representa”. Oambientalista é o nome por trás da criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Sobre o Prêmio Conservação Marinha

O “Prêmio Conservação Marinha” foi criado pelo AquaRio para identificar e reconhecer os heróis anônimos que arriscam suas vidas para salvar animais marinhos, além das iniciativas individuais para a conservação dos oceanos. Em sua primeira edição, os surfistas catarinenses João Baiuka e Philipe Marreco — que ficaram famosos por resgatarem um filhote de baleia Francapreso em uma rede de pesca — foram os primeiros cidadãos a receber a premiação promovido pela atração.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.