Horário de atendimento a turistas é ampliado no Legado das Águas

Visitas podem ser feitas de terça a domingo e nos feriados, das 7h às 17h; ingresso dá direito a atividades autoguiadas

Foto: Divulgação

Visando flexibilizar a entrada de turistas, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País, oferece a partir deste mês a opção de visitas sem necessidade de compra antecipada de ingressos.  ]gar à base da reserva, em Miracatu (SP), de terça a domingo e nos feriados, das 7h às 13h, e vivenciar atividades disponíveis para crianças, jovens e adultos, incluindo pessoas com deficiência (PcD). A taxa de visitação é de R$30 e inclui atividades autoguiadas como caminhada, observação de aves e pedal ao longo da estrada entre a Portaria da Fumaça e Portaria Porto Raso; Trilha Poço do Cambuci; Trilha da Figueira (acessível); e Visita ao Viveiro de Plantas Nativas.

O novo modelo de visitação é uma oportunidade para conhecer a Reserva, referência em conservação da floresta, educação ambiental e pesquisas científicas. Durante os passeios, o público sentirá a presença constante e marcante da Mata Atlântica nativa, podendo encontrar espécies da fauna e flora em seu habitat e riachos de águas cristalinas. As trilhas são os locais ideais para contemplar a natureza. Já no Viveiro de Plantas, é possível conhecer mais de 80 espécies nativas reproduzidas pelo Legado das Águas, entre raras ou ameaçadas de extinção. Há também um Jardim Sensorial, com espécies de plantas com texturas variadas, que estimula sentidos como tato e olfato. O jardim é ligado à Trilha da Figueira Centenária, que além de estar no meio da floresta, possui acessibilidade.

Os ingressos para as atividades autoguiadas podem ser adquiridos na portaria ou pelo site loja.legadodasaguas.com.br e possuem validade de 30 dias, podendo ser utilizados de terça à domingo e em feriados. Para grupos com mais de 10 pessoas é obrigatório o agendamento prévio através do e-mail contato@legadodasaguas.com.br

O horário de chegada é das 7h até às 13h. As refeições são adquiridas à parte e realizadas no restaurante do Legado das Águas, que funciona das 7h às 21h, com horários preestabelecidos para café da manhã (das 7h às 9h30, de segunda a sexta, e das 7h às 10h30, aos sábados, domingos e feriados), almoço (12h às 14h30) e jantar (18h às 20h30). Fora desses horários, há opções de lanches, crepes, tapiocas e sucos. Há, também, opção de pernoite na pousada, mediante agendamento, com check-in das 14h às 16h e check-out às 12h30.

De terça à domingo, estará à disposição dos visitantes uma programação especial com várias possibilidades de horários de saída: Trilha da Copaíba-Mirante do Sinal, nas terças e sextas às 10h; Canoagem, nas terças e quintas às 14h; Travessia Dezembro-Canta Galo Volta Menor, nas quartas, às 9h; e Legado Experience, nas quintas às 10h. O ingresso para essas atividades é adquirido à parte, na base da Reserva.

Para atividades guiadas (Travessia Dezembro Canta-Galo Volta Maior, Trilha Copaíba-Prainha, Caiaque, entre outras), os interessados devem consultar a programação e valores em loja.legadodasaguas.com.br. Essas atividades guiadas possuem condiçoes, programação e horários diferentes, sempre descritos no ingresso no momento da compra.

Para mais informações, basta acessar o site: www.legadodasaguas.com.br

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim - O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.
Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.