Aquecimento Global em cartuns

A proposta do livro “Aquecimento global em cartuns” é uma alerta para a vida, no qual os cartunistas terão o desafio de mostrar o risco que o planeta e a humanidade correm. Desta forma, os autores participantes são convidados a fazer um traçado sobre as consequências do aquecimento global, e assim, despertar a sociedade para a seriedade do problema.

aquecimento[1]

Imagem: divulgação

Os cartuns abordam a questão do aquecimento global com bom humor e bastante irreverência, que visa expressar, através do humor gráfico, um alerta sobre a importância da preservação ambiental em nosso planeta.

O cartunista Léo Valença desenvolveu o projeto do livro em parceria com o portal Brazil Cartoon, que realizou um processo de seleção de cartunistas, onde foram selecionados 25 trabalhos inscritos para a publicação.

A coletânea visa criar um espaço de divulgação de novos talentos do humor gráfico e desenvolver uma reflexão sobre a questão do aquecimento global.Cada cartunista selecionado e autor participante da publicação contribui com um cartum que ele desenvolveu sobre o tema. Os autores participantes são: Léo Valença, Leite, Jottas, Da Costa, Jorge Barreto, Alex Larcher, J. Bosco, Waldez Duarte, Alan Souto Maior, José Alves Neto, Casso, Ferreth, Lederly Mendonça, Jota A., Lex Franco, Gustavo Oliveira, Bira Dantas, Marcelo Rampazzo, Silvano Rosa, Kampos, Marcos Noel, Adriano Louzada, Moisés Macedo, Max e Edra.

A elevação da temperatura no planeta também já foi abordada como tema no 20º Salão Nacional de Humor de Volta Redonda entre julho e agosto de 2007. Em outubro de 2008, aconteceu no Pátio Brasil Shopping de Brasília com co-participação do Instituto Cidade Livre, o 1º Salão Internacional Pátio Brasil de Humor sobre Meio Ambiente – Ecocartoon.  Neste ano acontecerá a 3ª edição deste evento que tem como principal objetivo despertar a consciência ecológica com o tema “Preservação do Solo”.

Atualmente, o livro encontra-se em produção pela Editora Bom Texto.

Os cartuns foram selecionados através dos sites Brazil Cartoons, Universo HQ e Bigorna. Para conhecer o trabalho de Léo Valença, é só visitar o Brazil Cartoons ou o site pessoal do cartunista.


Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

11 comentários em “Aquecimento Global em cartuns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.