Plástico, Herói ou Vilão?

Imagine um mundo sem plástico, neste mundo não existiriam CDs, DVDs, sacolinhas, capas para DVDs e CDs, isopor, potes, cartões de crédito ou débito, alguns tipos de brinquedos,  garrafas PET, copos, pratos e talheres descartáveis, além de várias outras coisas que são feitas de plástico. Provavelmente os produtos comercializados seriam mais caros, pois o plástico é mais barato que o metal e o papel utilizados em certos aparelhos do mercado.

imagem1

A maioria do brinquedos de hoje são feitos com componentes de plástico, usados para baratear o produto comercializado. Potes, sacolas e isopor são utilizados para guadar objetos e alimentos para não estragar, cartões são usados para comprarmos produtos sem precisar carregar dinheiro, embalagens são colocadas em alimentos para maior durabilidade. Por causa dessas e de outras coisas que o plástico é importante na nossa vida.
Tente ficar um dia inteiro sem usar qualquer objeto que seja feito de plástico ou tenha plástico em seus componentes. Dificil né? Seu computador usa plástico no teclado e no mouse, seu pen drive é envolvido por plástico, aquele saco de lixo em que você tascou coisas que não utilizará mais é feito de plástico. Assim sendo, podemos concluir que  não podemos viver sem o plástico?
O plástico é feito a partir do petróleo, e depois moldado como bem quiser pelo seu fabricante, por isso o nome que é derivado do grego Plastikos e significa “o que pode ser moldado”. Já na antiguidade pessoas usavam resinas e marfim para uso próprio e davam o nome de Plastikos estes materiais, apesar das características deles serem diferentes do nosso plástico atual.
Produtos que utilizam plástico tem mais qualidade e resistência que outros pois as moléculas da substância, chamadas de polímeros, são superfortes, isso porque na produção do plástico, ocorrem reações químicas que unem várias moléculas pequenas e estas formam uma cadeia super resistente muito difícil de romper, por isso, o plástico é impermeável.

imagem2

Então podemos concluir que o plástico não é um vilão, e sim um herói que nos ajuda à resolver certos problemas e facilitar nossa vida. Afinal o problema não é o produto em si, mas a maneira que é utilizado pelo homem. Se reduzirmos o consumo, teremos o problema de geração de energia demasiada e lixo industrial? Sofreremos pela quantidade de lixo que entope os aterros sanitários se não descartamos todo plástico usado em vez de reutilizá-lo? Os animais marinhos morrerão por engolirem objetos pequenos, e ilhas de plásticos se formarão no mar se pararmos de tacar o lixo de qualquer modo em qualquer lugar?
Com certeza as coisas citadas acima não existiriam se o homem fosse mais consciente e tivesse noção do problema que está causando e sensibilidade para perceber que isto é errado. Claro que por causa da ganância o ser humano faz coisas impensadas e destrói este belo planeta, mas isso já é assunto pra outro post…
Fontes de Pesquisa: Revista Recreio nº 390 de 30 de Agosto de 2007 e Wikipédia.
______________________________________________________________
D@nil.B é autor do blog Mídia e Ecologia.com, onde publica posts semanalmente sobre ecologia, sustentabilidade e entretenimento. Clique aqui e vote no Mídia e Ecologia.com para TOP BLOG 2010

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

11 comentários em “Plástico, Herói ou Vilão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.