Big Brother Brasil adota novas dinâmicas envolvendo a reciclagem
Iniciativa pode gerar estímulos para a prática da educação ambiental.
A edição atual do Big Brother Brasil levantou um ponto de extrema importância e forte relevância para a sociedade ao trazer ações que envolvem a reciclagem. O reality show adotou uma dinâmica em que o participante ganha uma quantia maior de estalecas – a moeda oficial do jogo – quando descarta o lixo no lugar correto. O biólogo e professor dos cursos de saúde da UNINASSAU Teresina, Antonio Gomes, comenta sobre a importância do tema e ressalta o quanto a visibilidade desse assunto nos grandes meios de comunicação pode ser capaz de incentivar a educação e preservação ambiental por parte da população.
O processo de reciclagem é a reintrodução de materiais na cadeia produtiva. Plástico, vidro, papel ou até mesmo metais descartados sofrem uma conversão e são transformados em novos produtos. De acordo com Antonio Gomes, o desenvolvimento das sociedades e o aumento dos processos de
contaminação contribuíram para o agravamento dos problemas ambientais. “A poluição de rios, praias, aumento de enchentes, águas não potáveis e degradação do solo são exemplos para se destacar. No entanto, essa reutilização evita que essas matérias primas sejam jogadas no meio ambiente ou em aterros sanitários. Dessa forma, a quantidade de lixo gerado e as consequências negativas ao meio ambiente diminuem exponencialmente”, explica.
Esta edição do reality promoveu uma dinâmica que evidencia a segmentação de lixo conforme os padrões da reciclagem. Os participantes que jogarem o lixo nas separações corretas ganham uma quantia maior de estalecas. A atividade foi desenvolvida em conjunto com a área de Gestão Ambiental da emissora responsável pelo programa e, segundo o docente da UNINASSAU Teresina, a iniciativa se torna um grande estímulo para o exercício dessa atividade. “Os veículos de massa ao propagarem informações relacionadas à reciclagem incentivam a prática pela população de maneira geral, pois aprendemos pelos bons exemplos. Além disso, é possível aproveitar a visibilidade apresentada e incorporar essas práticas no dia a dia”, destaca.
No ambiente residencial, por exemplo, o processo de reaproveitamento já inicia na compra dos produtos. A busca por produtos com embalagens biorecicláveis, separação de lixo, utilização de produtos duráveis e utilização de refil são algumas medidas fáceis e simples que podem ser adotadas. Nas instituições, como as de ensino por exemplo, a adoção dessas ações gera diversos benefícios porque contribui não só com a redução na produção de lixo, como também incentiva colaboradores e alunos a terem um olhar mais atento para a importância da educação e preservação do meio ambiente. ” O retorno dessa pauta para a rotina das pessoas é uma ferramenta extremamente importante para a consciência ecossistêmica e, consequentemente, uma harmonização do desenvolvimento social e ambiental”, finaliza Antônio.