[#BigFaiLORESTAL] Mudança do Código Florestal é aprovado

Êhlaiá! Brasil? #CódigoFlorestal? Não Não… Copa do mundo!! É só nisto que a maioria (incluindo até eu, em alguns momentos) estava pensando por estes dias. Mas a história mudou. Hoje a tarde, a Comissão especial que avalia as mudanças do Código Florestal aprovou, a proposta do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) aquele fdp. Fonte: Planeta Sustentável Foram 13 votos a favor e 5 contra e as nove emendas que propunham modificá-lo foram rejeitadas.

Segue o nome dos…:

DePUTAdo

A favor 🙁 (¬¬):

Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Anselmo de Jesus (PT-RO)
Duarte Nogueira (PSDB-SP)
Eduardo Seabra (PTB-AP)
Hernandes Amorim (PTB-RO)
Homero Pereira (PR-MT)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Marcos Montes (DEM-MG)
Moacir Micheletto (PMDB-PR)
Moreira Mendes (PPS-RO)
Paulo Piau (PPS-MG)
Reinhold Stephanes (PMDB-PR)
Valdir Colatto (PMDB-SC)

Contra 🙂 (*.*)

Dr. Rosinha (PT-PR)
Ivan Valente (PSOL-SP)
Ricardo Tripoli (PSDB-SP)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Sarney Filho (PV-MA)

O texto já está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados. No entanto, devido à natureza polêmica do tema, parlamentares ligados a ambientalistas e ruralistas disseram que isso só deve ocorrer após as eleições de outubro.

É bom lembrar que, o relatório prevê a redução da área de mata ciliar, às margens dos rios que deve ser preservada, chamadas de Áreas de Preservação Permanente (APP) de 30 metros para 15 metros. Isto é um absurdo, afinal as matas ciliares são de extrema importância para a preservação dos rios, encostas, animais que ali vivem, e principalmente, já são muito degradados pelo homem. Embora tenha sido retirada do texto a permissão para que os estados reduzam ainda mais – pela metade – foi mantida a possibilidade para que os órgãos compostos por conselhos estaduais alterem , feito o zoneamento agroecológico, alterem esse tamanho.

O deputado Ivan Valente (P-SOL-SP / A FAVOR (y)) afirmou que o relatório prejudica quem cumpriu a lei e principalmente quem PRESERVOU. Ele considera que um dos maiores problemas na discussão do tema é que não há uma educação para a preservação com atuação efetiva do Estado. “É preciso mais Estado. Tanto para fiscalizar como para dar assistência técnica, principalmente aos pequenos produtores”.

É minha gente, eu estava/estou agrupando material para escrever um post responsável quanto a este assunto. No mais, fica ai o “nominho” e “partidinho” de cada “deputadinho”. NÃO SE ESQUEÇA! Por favor.

Fonte: Correio Braziliense

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

32 comentários em “[#BigFaiLORESTAL] Mudança do Código Florestal é aprovado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.