#BlogTripVV – Fui à Irlanda conhecer o processo de reciclagem dos cartuchos da HP e muito mais…

Simplesmente deve-me a honra de relatar uma das viagens mais incríveis da minha vida, por coincidência proveniente da mesma agência – In press, que me levou na segunda viagem mais legal. De um fato inusitado, pois me convidaram em 1° de abril, a uma viagem que pode ser ditada em alguns adjetivos: espetacular, inédito, histórico, enriquecedor… Bom, se eu fosse falar todas as emoções que vivi, esta matéria nem seria mais uma matéria ambiental, ou seja, vamos ao que interessa:

Em 1° de abril me convidam para conhecer a fábrica da HP em Dublin/Irlanda e os processos de reciclagem dos cartuchos. Ok! Sem passaporte, e trabalhando em uma empresa de regime CLT, posso resumir que foi uma correria, mas tudo deu certo e no dia 25 de abril estava eu, indo para a minha primeira viagem internacional. Mala extraviada, tour pela cidade com direito a conhecer as igrejas mais lindas e claro, conhecemos a Guinness (espetacular)! Além de conhecer profissionais de maior qualidade, em especial os brasileiros, @ViniciusApoena representando o site Universo Jatobá e o @EduKara representando o site Tec Mundo. Além de representantes do México, Panamá, África, Espanha, Canadá e outros. Foi um intercâmbio maravilhoso!

Enfim, na fábrica, abaixo segue um vídeo feito por mim (e o Google Plus), com os melhores momentos:

Tivemos as apresentações dos responsáveis pela área ambiental/reciclagem da empresa e lá descobrimos várias coisas interessantes, boa parte delas eu compartilhei no Twitter do @VivoVerde. Desde 2008 a #HPrecycles trabalha com programas de reciclagem, trabalhando em 3 pilares principais: humano, econômico e ambiental. Na área ambiental o impacto da redução de emissão de carbono gerado pelos processos logísticos é uma de suas responsabilidades. As medidas que a HP toma para reduzir as emissões de CO2 na atmosfera são: economia de energia desde de 2005 em seus produtos, integrada ao programa #EnergyStar. Já tem um tempo que as impressoras te dão uma escolha de impressão. Como “frente e atrás”, em duas paginas… Assim você também se torna uma ferramenta para a redução de agentes nocivos ao meio ambiente!

A HP está presente em 70 países, destes,  51 milhões de kg de material já foi reciclado. Entre computadores e cartuchos. E o que eu não sabia, é que além destes produtos, a empresa também recolhe garrafas PET para reciclagem. Só em 2013 ela ajudou a evitar que mais de 1 milhão de garrafas de agua fossem para o lixo. No impacto ambiental gerado pelos carros, ela já “retirou” mais de 1400 carros por ano das ruas!

A HP continua aprimorando a eficiência de seus produtos, da cadeia de suprimentos e de suas operações. Dados completos de emissão de carbono foram publicados, colocando a HP entre as primeiras empresas a divulgar internacionalmente este nível de informação  (publicada no início de 2013):
• Nas Américas, 100% dos papéis HP para escritório para uso diário são certificados pelo FSC® (desde o início de 2013);
• Ocupando um lugar de destaque no “Green Rankings” da revista Newsweek pelo terceiro ano consecutivo;
• A HP Brasil conquistou o 1º lugar no prêmio Greenbest de Sustentabilidade com os Cartuchos HP eleitos o produto mais sustentável do país com seu processo de reciclagem e atributos sustentáveis;
• A HP Brasil foi reconhecida também internacionalmente na categoria Green do RFID Journal Awards com o Projeto SmartWaste que rastreia e mensura nossas impressoras em todo o ciclo de vida até a reciclagem.

A HP trabalha para reduzir o impacto ambiental dos produtos e soluções de todo o seu portfólio, desde computadores e impressoras para um único usuário até servidores corporativos, equipamentos de armazenamento e data centers.
• O sistema HP Moonshot utiliza até 89% menos energia, comparado aos servidores tradicionais;
• A linha mais recente de impressoras OfficeJet da HP com a certificação Energy-Star utiliza até 50% menos energia que a maioria das impressoras a laser da mesma faixa de preço;
• A maioria dos PCs, impressoras e servidores da HP é acima de 90% reciclável (por peso). Cartuchos e toners também são recicláveis e reaproveitam a própria matéria prima reciclada em até 70% e 25% respectivamente, na fabricação de novos suprimentos de impressão.

A HP continua a aumentar a eficiência de suas operações, reduzindo o uso de energia e as emissões de gases do efeito estufa (GEE), além de seguir a política de aterro-zero.

• Foi estabelecido o objetivo de reduzir a emissão total de GEE em suas operações em 20% até 2020, em comparação aos valores de 2010;
• A emissão de GEE total de suas operações foi reduzida em 8% em relação a 2010;
• Com isto, deixaram de utilizar aterros em 88,1%

Reciclagem de produtos
A HP oferece programas de reciclagem por meio de uma infraestrutura de logística reversa estrategicamente distribuída e garante uma opção ambientalmente responsável para a reciclagem de seus produtos ao atingirem o final de sua vida útil.
• Cerca de um milhão de toneladas de produtos e suprimentos eletrônicos já foram reciclados desde 1987;

• Nos EUA, a quantidade de pontos de devolução para cartuchos de impressão da HP aumentou para mais de 7.000 por meio de parcerias com o Walmart, OfficeMax e Staples; e também com a Office Depot no início de 2013, e no Brasil chegou a aproximadamente 200 pontos de coleta com expansão prevista para 360 durante o ano de 2013.
• O Centro de Reciclagem de Cartuchos HP em São Paulo, Brasil, já processou mais de 1 milhão e 200 mil unidades de cartuchos de tinta HP usados. Parte desse material se transforma em novos cartuchos e, no Brasil, em partes e peças de impressoras fabricadas no país.

E assim posso dizer, foi uma viagem inesquecível, além disto, como é bom conhecer uma empresa que trabalha de acordo com que a legislação e os profissionais da área ambiental se empenham a um ideal comum. Em outro post vou falar sobre o comportamento dos irlandeses no trânsito e outras coisinhas que observei na viagem! 🙂

Mais informações clique aqui!

Viagem realizada a convite da HP – Hewlett-Packard Company.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Um comentário em “#BlogTripVV – Fui à Irlanda conhecer o processo de reciclagem dos cartuchos da HP e muito mais…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.