Com motor 1.0 Ecoboost, Fórmula Ford supera superesportivos no circuito de Nurburgring
Um Fórmula Ford equipado com o pequeno e possante motor Ford EcoBoost 1.0 registrou uma das voltas mais rápidas da história no famoso circuito alemão de Nurburgring, na Alemanha. O monoposto completou uma volta em 7 minutos e 22 segundos, o 11º melhor tempo do circuito, desempenho que o colocou à frente de superesportivos como Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e Pagani Zonda, todos com mais de 600 cv.
“Este pequeno motor tem feito as pessoas esfregar os olhos para acreditar no que estão vendo”, diz o piloto e especialista Nick Tandy, de 28 anos, que realizou a prova. “É simplesmente espantoso que um motor de um litro e três cilindros possa atingir esse desempenho.”
Preparação
Os engenheiros da Ford dedicaram vários meses de trabalho ao projeto para substituir o motor habitual do Fórmula Ford, um EcoBoost 1.6 de 180 cv, pela versão especial de 205 cv do novo motor global EcoBoost 1.0, que foi eleito recentemente “Motor Internacional do Ano”.
A equipe também modificou o veículo para homologar o uso em estrada, incluindo a instalação de faróis dianteiros e traseiros, piscas, espelhos retrovisores e buzina. O carro com câmbio manual de seis velocidades atingiu velocidade máxima não homologada de 255,5 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Ele completou os 20,832 km do circuito alemão a uma velocidade média de 169 km/h.
Alta potência
O Fórmula Ford com motor 1.0 EcoBoost bateu a volta mais rápida de muitos superesportivos, entre os quais o Lamborghini Aventador LP700-4, de 700 cv, o Ferrari Enzo de 660 cv e o Pagani Zonda de 602 cv. Nenhum outro veículo de três, ou até mesmo quatro cilindros, conseguiu um tempo tão rápido no lendário circuito.
“Queríamos provar que tamanho não importa, mostrando a todos a grande capacidade que desenvolvemos com o 1.0 EcoBoost”, diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing e Vendas da Ford Europa. “E o melhor é que ele superou alguns dos melhores superesportivos do mundo usando apenas uma fração do combustível.”
Baixo consumo
Os testes mostraram que o Fórmula Ford 1.0 EcoBoost tem um consumo de 20 km/l à velocidade de 120 km/h e é capaz de fazer 41,66 km/l rodando a 56 km/h. O Fórmula Ford com motor 1.0 EcoBoost não está disponível para venda, mas o Ford Focus equipado com este motor já é sucesso na Europa. Cerca de 30% dos novos compradores do Focus, nos últimos meses, optaram pela versão EcoBoost 1.0.
No Focus, a versão de 100 cv do motor 1.0 EcoBoost tem consumo de 20,8 km/l e a versão de 125 cv faz 20 km/l. O motor também estará disponível nos novos Ford B-MAX e C-MAX, além do novo Fiesta que chegará no final de 2012. No início deste ano, um Ford Focus equipado com o motor 1.0 EcoBoost de 125 cv bateu 16 recordes mundiais de velocidade da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no circuito de testes de CERAM, na França.
Esta matéria não é publicidade.