[#cpbr4] As pequenas ações ambientais da Campus Party 2011

A Campus Party é um evento considerado por alguns “nerd”, não consigo muito conciliar esta denominação com tudo que se passa por lá, esta é a minha segunda vez que vou, no ano passado marquei presença e registrei todos (eram bem poucos) os movimentos ambientais.

Este ano a Campus Party veio recheada de novas tendências ambientais, para nós que prestamos mais atenção a estas questões, ficava bem nítido algumas coisas.

Nesta primeira matéria eu vou registrar as “pequenas coisas” que podia perceber na Campus Party 2011. Sem grandes alarmes (ou gritos de UoôoooÔooÔo) pude enumerar alguns fatores:

A Petrobrás apresentou um grande “robô” que eu até agora não sei se era de fato um robô mecânico/automático ou alguém lá dentro e um rapaz fingindo que o manipulava. Mas o que interessa nem é o robô de fato, mas sim as lanternas que eram distribuídas pelas moças por onde ele passava. Eu não recebi um, mas o filho da @AlineKelly pegou um, olhe:

21012011521

21012011522

Bem legal, ele funciona basicamente “a manivela”, uma forma empírica de falar, por na verdade esta base cinza dele serve de “energia” para ele funcionar, não conheço muito bem da mecânica dele, mas não usa nenhum tipo de pilha ou algo do tipo, isto estava nítido.

 

Outro item legal que vi por lá foi o “porta bituca” primeira vez que eu o vejo de perto, já havia o apresentado aqui no blog, mas tê-lo em mãos foi bem legal, veja?

21012011510

Foi na palestra sobre o SWU “Começa com você – Start With You” que é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Que apresentarei com maiores detalhes aqui no blog!

O projeto do “Porta bituca” é do Erich Burger (@recicleiros), que é um trabalho bem legal e que teve influência direta no SWU.

 

Você ainda tem aqueles disquetes que já não são mais usados, por conta do avanço da tecnologia? A área de modding do Campus Party apresentou uma oficina bem interessante para se reaproveitar este tipo de material que meramente é descartado sem nenhum tratamento adequado por muitos. veja as imagens:

22012011526

22012011524

Sim, os 05 (cinco) disquetes são reaproveitados e transformados em um vaso de mesa, pelo o que pude analisar, eles são amarrados em forma de vaso e é fato uma base para se colocar a plantinha, que no caso é uma planta hidropônica (é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta). recebi esta informação do amigo @boizaoto.

 

Bom, estas foram as “pequenas” ações que encontrei na Campus Party 2011, durante os próximos dias eu vou mostrando com mais detalhes aqui no blog, algumas ações que requer mais atenção.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

Um comentário em “[#cpbr4] As pequenas ações ambientais da Campus Party 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.