Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana

FOTO 1 - CREDITO DIVULGAÇÃO

Ainda é comum a ocorrência de queimadas e incêndios florestais no Tocantins nesta época do ano, sobretudo por fatores climáticos (ventos e calor) e pelo uso indiscriminado do fogo. Fazer uma queimada sem controle pode causar sérios prejuízos à fauna e flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias.

De acordo com dados atualizados do Inpe – Instituto de Pesquisas Espaciais o Estado do Tocantins está ocupando o 2º lugar no ranking das queimadas com 1756 focos de calor, em 1º lugar o estado de Mato Grosso com 3053 e em 3º lugar vem o estado da Bahia com 1248 focos.

Um dos motivos que contribuiu para que o Estado ocupasse o segundo lugar foi o incêndio florestal que começou no final do mês de junho no Parque Nacional do Araguaia localizado ao norte da ilha do Bananal, entre os Rios Araguaia e Javaés. De acordo com o ICMbio o incêndio já está controlado e foi causado de forma natural, pois ocorreu em cima da serra e não em seus arredores.

FOTO 2 ACEIROS - CREDITO DIVULGAÇÃO

Mais um dos principais motivos são produtores rurais que pelo visto ainda estão deslumbrados com a descoberta do fogo e não procuram o órgão ambiental competente para realizar a queima controlada com aceiros planejados, incluindo equipamentos adequados, mão de obra treinada e medidas de segurança ambiental conforme manda a lei.

FOTO 3 - CREDITO DIVULGAÇÃO

Outro motivo não menos importante, são os incêndios criminosos aqueles causados na nas margens de rodovias que se alastra rapidamente com os ventos fortes. Causando acidentes dificultando a visão dos motoristas que trafegam nesta época de temporada de praias pelo Estado.

Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Antônio Santiago, a prática de se fazer queimada é uma questão cultural, que acontece há milhares de anos, mas que a população pode fazer a sua parte tomando atitudes simples como não colocar fogo no lixo doméstico e fazer aceiros ao realizar queimas em áreas rurais para preparo de solo para plantio, atividade que deve ter autorização ambiental. “O principal problema das queimadas é que elas podem acabar com a biodiversidade, matando plantas, animais e os microorganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico”, alertou o diretor.

Conforme a engenheira ambiental e inspetora de recursos florestais do Naturatins Polliana Gomes, nas áreas rurais as queimadas diminuem a fertilidade dos solos, tornando as lavouras menos produtivas, e comprometem a qualidade da água, pois destroem as matas ciliares que são a proteção dos rios, riachos, córregos e ribeirões, contribuindo para a ocorrência de seca e a baixa unidade relativa do ar. “Estudos científicos comprovam que as queimadas são a segunda maior causa para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global”, lembrou a inspetora.

Nas cidades as queimadas, geralmente, ocorrem de forma criminosa ou acidental como, por exemplo, quando uma pessoa joga pontas de cigarros em terrenos baldios. Algumas pessoas também utilizam o fogo na queima de lixo doméstico e limpeza de lotes baldios e com os ventos fortes, comuns nesta época do ano, as chamas se espalham causando danos ao meio ambiente e até às redes elétrica e telefônica.

“O fogo também acaba levando para dentro das residências, cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que fora do seu habitat natural, que podem causar acidentes aos seres humanos”, explica o biólogo do Naturatins Marcelo Barbosa.

A fumaça e a fuligem também causam problemas. Diminuem a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e renite, atingindo principalmente, crianças e idosos, e às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves.

FOTO 4 - CREDITO DIVULGAÇÃO

Monitoramento e multas

O Naturatins desenvolve ações para minimizar os efeitos das queimadas sem controle. A equipe da Diretoria de Monitoramento Ambiental, por meio de imagens de satélite, identifica áreas com focos de calor. Essas informações são repassadas às equipes de fiscalização das 16 Unidades Regionais do órgão que identificam e notificam ou multam os infratores. A multa para quem realiza queimadas sem autorização é de mil reais por hectare e reclusão de dois a quatro anos, conforme o Artigo 58 do Decreto Federal nº 6.514, de 25 de julho de 2008. Queimadas sem controle podem ser denunciadas ao Naturatins, por meio da Linha Verde do Naturatins (0800 63 1155).

Fabio Souza

Sabe aquele tipo de pessoa, cheia de perfeccionismo e super sincera? Aquelas que têm sempre que encontrar um defeito ou uma falha em tudo?! Pois é, ele é desse jeito. E foi esse sei jeito de fazer comentários intensos, maliciosos e muito temperados, que o fez ganhar a fama de “Homem Pimenta”. Mas devo confessar que, por trás das pitadas ardentes, ele tem sempre uma pontinha de razão. Consagrado palmense que integra o seleto grupo da ascom do Naturatins, Fábio Souza está entre os jornalistas mais styles da capital, senão do Tocantins. Atendo ao mundo e as novas tecnologias, ele adora a agitação das grandes cidades. Não que Fábio seja avesso à tranqüilidade dos pequenos centros, mas é que ele gosta mesmo é de badalação. Ele assina matérias para a Net, tem uma mãe “mestre cuca”, quase famosa, e por ter uma mãe assim, ele vive entre os negócios ligados à gastronomia e o jornalismo. Ele adorou conhecer o Jalapão, mas acredita que não suportaria ficar naquele lugar por mais de cinco dias seguidos. É que naquele lugar, a internet ainda não chegou, o que o deixaria desconectado do Twitter e de sua rede de contatos. Vale lembrar que ele também adora essa nova ferramenta virtual. Gosta tanto que é quase o “garoto propaganda” oficial do twitter em Palmas. Fábio Souza tem vários projetos de vida e se alguém perguntasse a ele hoje, qual o seu grande sonho, ele diria: Conhecer Nova York e outros tantos lugares mundo afora. Outros planos que não saem da sua cabeça são: Se tornar um empresário de $UCE$O “o que bancaria seus sonhos mais caros”, tudo isso é claro, sem ter que abrir mão do seu amor pelo jornalismo “sua profissão de paixão”.

60 comentários em “Queimadas prejudicam o meio ambiente e a saúde humana

  • Pingback:Leticia

  • Pingback:Bruno Luiz da Silva

  • Pingback:Fábio Souza

  • Pingback:Art Ambiental

  • Pingback:Blog Vivo Verde

  • Pingback:Ecologia Bagarai

  • Pingback:Fábio Souza

  • Pingback:Blog Vivo Verde

  • Pingback:tortoblogg

  • Pingback:Papatinho da X4ids

  • Pingback:Blog Vivo Verde

  • Pingback:Thiago Moura

  • Pingback:Tweets that mention vivoverde -- Topsy.com

  • Pingback:Benito_Gestor

  • 22 de julho de 2010 em 22:53
    Permalink

    Convivo tbm com isto lá em Miguel Pereira….já aconteceu de passar por labaredas de fogo no asfalto da Serra….é triste !!!!!As fotos estão incríveis….

  • Pingback:Escola Bonilha

  • 23 de julho de 2010 em 8:35
    Permalink

    É… ótima matéria Fábio… eu mesma estou me vendo pelejando com uma gripe, destas que só aparecem nesta época do ano… Moro bem ao pé da serra e como não há mais “cidade” do outro lado de lá, a poeira e as fuligens de queimadas na serra se alojam em minha casa, é uma complicação danada isto. Mas enfim, creio que Palmas ainda há muito que trabalhar em relação a concientização das pessoas em relação a isto. Espero que estejamos fazendo nossa parte em divulgar esta ideia.

    Abraços.

  • Pingback:Blog Vivo Verde

  • 25 de julho de 2010 em 14:48
    Permalink

    falta educar o povo para não fazer mais isso e as prefeituras oferecerem coleta de lixos/entulhos gratuitos…..

  • Pingback:Blog Vivo Verde

  • Pingback:Hellen Bispo

  • Pingback:Mr. Frog Rock Band

  • Pingback:Layla Franceschetto

  • Pingback:Blog Vivo Verde

  • Pingback:Blog Vivo Verde

  • Pingback:Viviana

  • Pingback:Victor Ramon

  • Pingback:Mr. Frog Rock Band

  • Pingback:Caroll Barbosa

  • Pingback:Ana Clara Carvalho

  • Pingback:Mariana Carvalho

  • 21 de setembro de 2010 em 9:57
    Permalink

    nossa?! que coisa feia nÈ e samos nos que prejudicamos

  • 29 de setembro de 2010 em 12:18
    Permalink

    Fabio, se possivel e se ainda der tempo me envie algumas perguntas basicas para montagem de um questionario sobre as queimadas e a saude humana.ja tenho algumas como:
    1)você já teve orientação sobre queimadas?
    2)Você é a favor das queimadas?
    3)Você reconhece os prejuízos que as queimadas ocasionam na saúde?
    4)Algum membro de sua família ou você já teve algum desses diagnósticos?
    5)Você considera que esse diagnostico está relacionado às queimadas?
    6)Você reconhece os prejuízos que as queimadas ocasionam no meio ambiente?
    7)Você sabe como prevenir queimadas?
    Necessito de mais perguntas, se puder me ajudar fico agradecida,é para trabalho escolar
    Um abraço

  • 29 de setembro de 2010 em 12:20
    Permalink

    O trabalho é para dia 1º de outubro, só agora descobri essa pagina

  • 29 de setembro de 2010 em 12:21
    Permalink

    Me desculpe pela trapalhada, mas se alguem puder me ajudar eu agradeço.

  • 22 de outubro de 2010 em 15:09
    Permalink

    Me ajudou muito

  • 3 de novembro de 2010 em 10:36
    Permalink

    vlwssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!
    d+++++++++++!!!!!!!!!!!!

  • 26 de abril de 2011 em 19:52
    Permalink

    além de prejudicar o meio ambiente,nos traz varios problemas de3 saude

  • 25 de setembro de 2011 em 15:59
    Permalink

    ISSO AJUDOUME MUITO.ISSO PREJUDICA MUITO.PESQUISEI AQUI E TIREI 10 NO MEU TRABALHO DE CIENCIAS.VALEU…BJS.TCHAL! S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2
    TE AMO LEO…ME LIGA SE VER ISSO…

    S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2

  • 24 de novembro de 2011 em 20:10
    Permalink

    prejudica d+ o meio ambienteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  • 24 de fevereiro de 2012 em 17:08
    Permalink

    Queria saber outra coisa mas esse siti ajuda bastante a saber sobre qeiimadas, eu e minha prima Estela estamos anciosas para saber mais noticias sobre o meio ambiente!!!
    bjus galera até a proxima#

  • 4 de maio de 2012 em 12:51
    Permalink

    queimar é feio pergunte a alquem
    queimar é nessesario
    e pense no assunto aquele que faza queimada

  • 18 de junho de 2012 em 18:55
    Permalink

    voces tem rasao nao de vemos prejudicar o meio anbiente,porque e dele que tiramos o nosso alimento nao prejudiquem o meio anbiiiiiiiiiiiiiieeeeeeeeeeeennnnnnnnte.

  • 18 de junho de 2012 em 19:02
    Permalink

    voces tem rasao nao de vemos prejudicar o meio anbiente,porque e dele que tiramos o nosso alimento nao prejudiquem,o nosso e lindo plaaaaaaaaaaaaneta terraaaaaara.

  • 19 de junho de 2012 em 9:42
    Permalink

    eu odeio queimadas e amo a fauna e a flora

  • 1 de julho de 2012 em 12:16
    Permalink

    gostei deste site pois o nosso meio ambiente é muito importante e esse site tem tudo a ver com as queimadas!!!!

  • 5 de julho de 2012 em 1:48
    Permalink

    Muito obrigada Karol, volte sempre e participe das redes sociais também =)

  • 28 de novembro de 2014 em 11:57
    Permalink

    muito bm para o pais no bbrasssilll

  • 13 de maio de 2015 em 18:22
    Permalink

    muito bom esse site recomendo,me ajudou bastante

  • 23 de maio de 2015 em 22:30
    Permalink

    Queimada é tudo de ruim.A ignorância ou o descaso sobre seus efeitos faz com que paguemos um alto preço. Mais triste ainda é quando as pessoas responsáveis por tal ato são aquelas que deveriam repassar informações sobre seus efeitos, como é o caso de duas diretoras do Colégio Bezerra de Menezes, em Vila Salutaris, na cidade de Paraíba do Sul/RJ,. Todo ano, logo após cessar o período de chuvas, lá vem elas com o mesmo ritual da tal queimada no terreno do referido colégio. Lamentável!!

  • 24 de setembro de 2015 em 16:02
    Permalink

    A emissão de gás carbônico prejudica de várias formas a saúde humana: a qualidade do ar que respiramos vai influir de maneira drástica no sistema respiratório,sendo inclusive o gás carbônico e o monóxido de carbono cancerígenos e entopem os alvéolos pulmonares.

  • 1 de outubro de 2015 em 21:52
    Permalink

    muito bom

  • 4 de maio de 2016 em 15:34
    Permalink

    Obrigada isso me ajudou bastante com meu texto dissertativo.

  • 9 de junho de 2016 em 10:15
    Permalink

    EU AMEI MIM AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO DE GEOGRAFIA

  • 12 de fevereiro de 2017 em 12:34
    Permalink

    http://librettopark.pl/dowioza-do-domu
    Purchasing a used or new car might be a difficult method if you do not know what you really are performing. By educating yourself about automobile purchasing prior to deciding to go to the dealer, you possibly can make things less difficult for yourself. The following advice might help the next purchasing trip be more pleasurable.

    Always take a mechanic together when buying a brand new car. Automobile sellers are popular for offering lemons and you do not wish to be their after that sufferer. Whenever you can not get yourself a mechanic to look at vehicles with you, no less than make sure that you have him look at your last option before you purchase it.

    Know your limitations. Prior to starting purchasing for your upcoming automobile or vehicle, make a decision how much you can manage to pay out, and adhere to it. Don’t forget to add curiosity about your computations. You will probably pay about twenty percent as a down payment at the same time, so be ready.

    Just before attending a dealership, know what kind of car you want. Study each one of you choices before purchasing in order to decide what works well with your financial budget and family members needs. Do your homework to discover how much you should pay for a potential car.

    Before you sign any commitment take the time to read through every range, like the fine print. If you have nearly anything listed that you simply do not understand, will not indication till you get an solution that you just understand. Unsavory salesmen can use a binding agreement to put in several fees that were not talked about.

    When you maintain the previous advice under consideration next time which you go shopping for a vehicle, you will certainly be very likely to get a good deal. Investing in a auto lacks to become head ache. Use the ideas using this write-up and you will get the vehicle you need with a excellent value.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.