Depoimento de um cidadão: Queimadas em Palmas/TO

Recebi na semana passada um e-mail do Yuri Vinícius (@yurivinicius) bem interessante. Era um relato de um morador de Palmas/TO, no qual ele narra como está a atual situação da cidade. Não é novidade para ninguém que os palmenses estão passando/passaram por fortes nuvens de fumaça devido às queimadas provenientes da Serra do Carmo que fica no entorno da cidade, mas isto anda assolando não apenas à serra, veja abaixo seu depoimento:

“Complicado meus amigos…

Hoje, dia 21 de setembro de 2010, foi um verdadeiro inferno na quadra 507 sul (e imagino em outros locais de Palmas)

Perdão o desabafo…

… mas eu não consigo entender porque tantas queimadas?

Hoje chegamos ao insustentável, fim da civilidade!

Além de toda a ARSE 52 em chamas, na ARSE 53 (507 sul, nossa quadra) a QI 3, aonde eu moro (ou quase morava), também estava em chamas descontroladas… todos os lotes, vazios, no fundo de casa queimava, e eu correndo desesperado para o fogo não entrar no quintal da nossa casinha, que eu e minha esposa com muito sacrificio compramos e estamos pagando… fiquei lá, duas horas jogando agua para todo o lado… pelo menos umas 5 fagulas de fogos cairam dentro de casa…

E os bombeiros… ocupadíssimos com outros incêndios!

Ainda tentei apagar o fogo no lote do lado, porque o dono faz o favor de ficar especulando, especulando, e não tem o menor senso de respeito em limpar o lote e tirar toda aquela tralha de madeira, sujeira, etc…

Além disso, confesso que fiquei emocionado ao ver um casa de passarinhos pretos, desesperados, vendo seu ninho queimar…nunca tinho visto uma cena dessas tão de perto…

Para quê colocar fogo em tudo?

Vocês incendiários não tem respeito pelas pessoas?

Não sabem que fogo não traz nenhum benefício (além dessa suposta limpeza)?

Não sabem que queimadas sujam nossas casas, poluem o ar, fazem nossas crianças sofrerem…

Não sabem que Palmas já está muito quente e seca, com falta de agua em alguns bairros, e ainda isso para piorar

Não sabem o quando de vida é destruida, quanto passaros (biodiversidade) são mortos?

Não sabem que esse tipo de queimada é CRIME!

Felizmente sei que são poucos… mas poucos que valem por um exército inteiro, pois destruir é mais fácil que construir, qualquer idiota consegue destruir, basta riscar um fosforo aqui, outro ali, e pronto… logo, queimar é uma convardia!

Enfim, eu lamento que alguns seres humanos desprezam tanto a vida e os seus semelhantes. Essa situação de des-controle chegou no limite do suportavel…

Prof. Édi Benini, do Blog Gestão Pública e Sociedade

Um Dom Quixote, lutando contra os moinhos de vento, digo, moinhos de fogo mesmo.

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, atualmente mora em Campinorte/GO, mas por 15 anos foi uma apaixonada residente de Palmas/TO e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.