E qual é o nome desta nuvem?
Ontem não postei por motivos de … trabalho. Mas estou de volta e que tal falarmos de NUVEM?
É, elas estão quase sempre emcima de nossas cabeças e damos o nome de … nuvem simplesmente .. mas como tudo no mundo, há de se ter uma denominação apropriada para cada tipo e é isto que darei foco neste poste. Vamos lá!
A Organização Mundial de Meteorologia em 1956 classificou 10 gêneros de núvens, ou formas, básicas subdivididas em espécies de acordo com seu formato externo e estrutura interna (vide Galeria de Fotos). Os nomes dos 10 gêneros são derivados das combinações das três classificações de nuvens de Howard: cirrus, stratus e cumulus, assumindo complementação das palavras alto para nuvens de grandes altitudes e nimbus para nuvens de chuva.
Embora a classificação das nuvens dependa da forma e aparência, um critério adicional é usado no reconhecimento tendo em vista a importante relação entre as nuvens e sua altura. Categorias de altitude são baseadas na elevação das bases ou de suas superfícies inferiores. Todos os gêneros descritos previamente podem ser incluídos nas categorias de nuvens altas, médias e baixas como mostra a Tabela I. As altitudes das nuvens variam com a latitude devido às diferenças de temperatura e quantidade de vapor dágua contido no ar do equador aos pólos.
Nuvens Altas | Cirrus(fig.1), Cirrostratus(fig.2), Cirrocumulus(fig.3). |
---|---|
Nuvens Médias | Altocumulus(fig.4), Altostratus(fig.5). |
Nuvens Baixas | Cumulus(fig.6), Cumulonimbus(fig.7, 14 e 15), Stratus(fig.8), Stratocumulus(fig.9), Nimbostratus(fig.10) |
NUVENS ATRATIVAS
Alguns tipos de nuvens se formam com condições atmosféricas raras. A nuvem da figura é estranha em sua aparência. Não surpreendente, várias pessoas associavam-nas com UFOs. Essas são nuvens altocumulus lenticularis (vide figura 11), que são altocumulus em formato de lente. Estas e outras chamadas “mountain-wave” são geradas por ventos que são desviados ao encontrar uma montanha.
A maior parte do vapor dágua está confinada na troposfera. Uma exceção é um ocasional cumulonimbus intenso, cujo topo pode penetrar na tropopausa e entrar na porção mais baixa da estratosfera. Outra exceção é a colorida “neacrous cloud”, que ocorre no alto da estratosfera. As temperaturas nessa altitude (25 a 30 km) favorecem a água a ficar no estado sólido ou supercongelado. Devido à sua delicadezas e brilho de pérola, estas nuvens raramente vistas são também chamadas de nuvem pérola-mãe. Elas são melhor vistas em latitudes altas no inverno quando iluminadas pelo sol poente.
Uma misteriosa formação de nuvem é a “noctilucent cloud”(vide figura 13), que se assemelha com cirrus e ocorrem na alta mesosfera. Alguns cientistas sugerem que essas nuvens de cristais de gelo depositados em pequenas partículas de poeira de meteoritos. Elas são vistas apenas em latitudes altas durante o nascer e o pôr do sol.
Gostou? Então comenta ^^
Daiane Santana
______________
- PARTICIPE do VIVOVERDE PERGUNTA!
- Entre na Comunidade do VIVOVERDE!
- Procuro parcerias, entre em contato!
Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com
Ô ‘fessôra, neacrous cloud = aurora boreal?
sim senhor ^^
Há.. tu és quase eum eng. ambiental hahahaah 🙂
Passa no meu blog têm indicação de Selo Inteligente para esse blog.
Caso tenha alguma dificuldade em encontrar; vá no menu Selo e Selos, aproveite e confira se deixou de pegar outras indicações.
Beijos,
Questionadora
Adorei…..antes de qq denominação correta….existe coisa mais gostosa do que somente apreciá – las ?????bjcas….