ECO Formspring.me – VivoVerde

Hoje pela manhã, quando eu estava observando o meu Formspring.me percebi o quanto de perguntas interessantes eu recebia, claro que há aquelas “sem noção”, o que eu acho normal em uma plataforma como esta. Filtrando isto, resolvi postar algumas perguntas.

formspring

Em um de meus Twitcam eu o usei e vieram perguntas legais também, acho praticamente uma forma de videocast ou podcast só que ao vivo e sem imagem, afinal eu tenho que responder perguntas de diversas áreas e “na lata”.  O espaço é livre e novas perguntas aparecerão, pelo menos é o que eu espero.

Segue abaixo as perguntas, veja se gostou, caso discorde de alguma delas, comente! Se por um acaso você tenha alguma nova questão, por favor o espaço (Formspring.me) está aberto.

What was the happiest moment in your life?

My WebSite

De onde veio a idéia de fazer o Vivo verde? by foxxavier

Olá! A idéia veio de tentar transmitir as informações que eu conhecia para mais gente, tipo educação ambiental pura mesmo. Comecei com o PixLog, postava uma imagem e o porque dela e comentava, mas lá só tinha “poser”, aí decidi pela blogosfera *.*

Conhece a Christiania, na Dinamarca? by jbrizzi

A Cidade Livre de Christiania é uma comunidade independente e autogestionada localizada na cidade de Copenhagen, Dinamarca.
Localizada nas proximidades de Christianshavn, um subúrbio da capital dinamarquesa, foi ocupada em 1971 por alguns milhares de hippies, anarquistas, artistas e músicos, como uma forma de protesto ao governo da Dinamarca.

Christiania: A Lenda da Liberdade No coração gelado do capitalismo europeu, na fria Copenhagen, Dinamarca, uma comunidade de 10 mil pessoas vive num outro compasso. Christiania não tem prefeito, não tem eleição e funciona sem governo, sem imposição de leis que controlem a organização social. A lenda da cidade-livre da Dinamarca é real: inspirada no Anarquismo, Christiania resiste a mais de 20 anos, inventando um jeito novo de conviver com os problemas da vida comunitária. Limpeza das ruas, rede de esgoto, manutenção dos serviços básicos, tudo é decidido e feito a partir de reuniões entre os moradores da cidade.

Fonte: Google.com

Interessante *.*

Vc gostou da ideia do Vibrador ecologico?? xDD by Diogofdf

Respondi no final da matéria :$ hahahhha

Prefere um oceano limpo ou um continente nunca desmatado ? by thiagosantos91

Oceano limpo, o continente agente consegue reflorestar….

O que você pensa a respeito do vegetarianismo como uma alternativa para redução dos problemas ambientais?

Eu o vejo como uma ideologia. E o respeito profundamente. Só não tente crer que eu vá seguir também.

Totalmente realizada com a sua profissão? by fabi1507

Não… Ainda não… Sabe qual é meu sonho? Ir para uma praia e cuidar de tartarugas marinhas…. E ter um blog de sucesso na área ambiental.

Mas isto é um sonho. Quanto a real profissão aquela no qual eu possa trabalhar e ver resultados concretos, em qualquer lugar. Sem um chefe chato… ou que eu coordene, está bom também!

A sustentabilidade é somente fogo de palha nos cocais? (pergunto pela moda ecológica dos últimos anos) Ou uma tendência a ser seguida pro restos de nossas vidas terrenas?

É o meu ganha pão, a sustentabilidade e toda esta área é o que escolhi para minha vida para trabalhar. Não dá para eu justificar como sendo um fogo de palha, seria até inconveniente da minha parte. Mas não considero como uma tendência, eu diria que agora sim a humanidade resolveu abrir os olhos para esta problemática. Costumo pensar que não é apenas ser ecologicamente correto, mas viver em um meio limpo, todo mundo quer, porque não então ajudar nisto? =]

Queria saber como fazer algo de efetivo, que fizéssemos as pessoas tirar o traseiro do assento e passassem a fazer o que se tem que fazer. Fazer entendeu? Falo de mim mesmo, também by luciokobaya

Hoje em dia as pessoas são realmente acomodadas, estas práticas são MUITO difíceis de modificar e até mesmo de julgar. Alguns sites (vou até postar no blog uma hora já fazem com que as pessoas ajudem sem levantar o traseiro da cadeira, um famoso aqui no Brasil é o www.clickarvore.com.br, com um cadastro e clicks você ajuda para que uma árvore seja plantada, acho que o mundo precisa são de boas ideias e pessoas que se mobilizem para que pequenas atitudes façam a diferença.

Acredita na viabilidade de acordos ambientais internacionais? Há possibilidade de obrigar o cumprimento das regras decididas nestes acordos? (eu sei que isso é um problema mais político do que ecológico, mas queria saber sua opinião)

Bom, eu concordo com a sua resposta dentro de sua pergunta rs // Já respondi isto algumas vezes por ai, e a questão é sim política, veja a COP15 e todos os outros encontros por aí, só servem para adicionarem mais decretos, para nós da área ambiental termos que estudar ainda mais e não se RESOLVE NADA.. eu me sinto frustrada as vezes em ver isto, outra mega furada que só depois de alguns anos eu fui abrir os olhos, é o sequestro de carbono, ambos.. os acordos e o crédito de carbono, têm ideologias LINDAS, mas nem só de ideologia ou contexto de uma Pseudo-solução é que vive o homem, principalmente quando se está ligada as questões ambientais de fato.

Por fim, eu acredito em partes, em acordos ambientais internacionais, desde que houvesse um comitê ou um grupo que fiscalizasse esta falcatrua de perto.

Obrigadão.. Pode até ser que resolva alguma coisinha, mas não no âmbito que se espera…

Três objetos de desejo usando a tecnologia verde?

Apertou-me sem abraçar… São tantos os objetos legais que andam inventando… Acho que tudo que eu posto no meu blog e acho interessante e no fim digo “quero um destes” é porque tem um pontinho positivo. =]

A CONFIGURAÇÃO (DILEMAS) DOS RISCOS AMBIENTAIS E DA SAÚDE: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS (BRASIL). O que você pensa sobre o tema? que envolve: desenvolvimento sustentável, desigualdade social, acesso à saúde, qualidade de vida… by AnnaToddai

Você já quase que responde tudo na pergunta… A qualidade de vida está diretamente ligado à saúde, assim como a desigualdade social. Acho que nem preciso explicar o porque disto, creio que é só dar uma volta por alguns centros urbanos e logo se percebe esta ligação. Agora, o desenvolvimento sustentável vai bem, além disto, primeiro no conceito, eu não gosto desta palavra, seu significado mostra que todo desenvolvimento remete a sustentabilidade e nós sabemos que não é bem assim, nem sempre um projeto que se tem o intuito de ser sustentável será, além de que há de se calcular os desempenhos e custos de todos os processos e isto gera perdas, impactos que talvez podem até nem ser sanados. O Brasil caminha para qualquer lado hoje em dia, não vejo o Brasil (ainda não) como um país com perspectivas boas voltadas para o controle da desigualdade social, saúde de boa qualidade e principalmente a qualidade de vida (que tantos buscam) com a desorganização que ele ainda se encontra… Ou seja, estes chamados riscos ambientais e da saúde que foram questionados por você ainda persistirão por um bom tempo, caso não haja controle pessoal dos indivíduos.

Diga ai três coisas que você espera do próximo presidente, em ordem de prioridade. by edumeireles

Respeito com o meio ambiente
Respeito com o povo
Relações internacionais mais concretas.

Blog dá dinheiro? Flamarion Jorge

Boa pergunta!

Muita gente pergunta isto, principalmente quem nunca fez um blog e acha que isto é coisa de gente que não tem nada o que fazer (em partes rs).

Mas enfim, acho que o dinheiro vem quando tem que vir mesmo, digo isto por mim. Faltando pouco tempo para completar 2 anos de blogagem no VivoVerde, apareceu o primeiro publi-e (pouquinho, mas veio), achei que fosse até brincadeira. Agora tenho um pouquinho mais de 2 anos (para ser exata 2 anos e 2 meses) e alguns publi-e apareceram com força total. O blog, hoje, tem uma estrutura melhor, pessoas qualificadas trabalham no blog diariamente/semanalmente (depende do tempo de cada um, sem pressão. Futuramente quero que cada um tenha o seu publi-e definido e individual, claro que respeitando uma parcela para mim (*.*) e eu finalmente terei mais tempo para me dedicar a trabalhos de administração do blog, além de criação também.

Mas o que dá dinheiro mesmo é a criatividade! E olha que isto eu ainda nem investi!

Só digo uma coisa, não faça nada por achar que vai dar dinheiro, este, vem com o tempo e digo mais, tem que dar o sangue para ver isto acontecer… (se é que vai acontecer)
Obs.: Publi-e = Publicidade online!

Já sabemos de toda a desvantagem de usar sacolas plásticas e que saco é um saco e blá blá blá. Mas, então, como eu faço pra colocar o meu lixo na rua pro caminhão da coleta recolher? by juliocamara

Isto depende muito da forma que a sua cidade administra esta engenharia de tráfego, em minha cidade, Palmas/TO, o caminhão passa nas segundas, quartas e sextas feiras(na minha região). Sendo assim, não posso colocar o lixo nas terças ou quintas pois aquele lixo não poderá ficar mofando a luz do sol ali, afinal, gera doenças, acúmulo de insetos, e ainda, cachorros podem comer.

Mas enfim, sua pergunta, eu acho que remete a forma de depositar o lixo na rua. Deve-se colocar em uma plataforma alta, no qual os animais não poderão revolver aquilo, procurar não depositar lixo orgânico que tenha muita umidade, pois isto poderá gerar chorume e claro, ficar atento aos dias e horas que os garis passam em sua rua!

Espero ter ajudado caso não seja isto, refaça a pergunta!

Um sonho a ser realizado na área ambiental, e um sonho pessoal! =D by joaoalbertofn

Área ambiental: Ser uma grande blogueira da área e poder espalhar os meus conhecimentos cada vez a mais pessoas!

Área pessoal: Viajar!

Tipo… A coleta aqui passa todo dia, eu coloco o lixo na rua quando está perto da hora do caminhão passar. Mas, a dúvida é sobre como eu devo colocar o lixo na rua? Colocar dentro de saco plástico não é ruim? by juliocamara

A forma mais “redonda, correta” de se fazer, seria, colocar em sacos apropriados, aqueles grandes, afinal, poucas pessoas sabem, mas há cores apropriadas para cada uso dos sacos, exemplo: Branco = Hospitalar, Preto = Galhos de podas, gramas.. (hoje, vários são biodegradáveis).

De qualquer forma, a melhor maneira seria, utilizar a questão dos 3 Rs, Reabilitar, Reutilizar, Reciclar, existem mais alguns Rs, há quem quantifique em 7, mas enfim, acho que o fato é, diminuir ao máximo a quantidade que se é depositado no lixo. Esta é a melhor forma de colocar este lixo na rua, até porque, o que pode ser lixo para você, talvez não seja para mim.

O que você acha que aconteceu para você se interessar mais no verde, isto é, se tornar essa pessoa: “100% natureza”?

Eu não sou uma pessoa 100% natureza, falta muito e eu nem sei se gostaria de ser esta pureza toda em natureza. Hoje se fala muitas baboseiras em relação ao meio ambiente ainda, muito estudos em andamento e o povo vai lá e abraça a causa, sem nenhum embasamento. Acho que não é bem por aí!

É bom lembrar que eu sou uma profissional, sou Engenheira Ambiental, então de alguma forma eu estou ligada nesta questão “verde” querendo ou não, foi uma escolha que eu fiz, quis isto para minha vida!

Abs. e valeu pela pergunta, muito boa. Certos esclarecimentos devem ser dados.

Tenho um professor na faculdade de Eng. Ambiental que disse no 1º dia de aula: “Não estamos aqui para salvar o meio-ambiente, estamos aqui para ganhar dinheiro”. Até que ponto você concorda com essa afirmação?

Eu aceito esta afirmação, mas em partes. Acho que tudo o que você vê no blog ou até mesmo em minhas entrevistas, fica bem claro. Acho que hoje, há um embasamento científico que eu possa me encostar. Acho que o que não deve faltar é ética profissional.

Nunca me deparei com isto e também nunca procurei este tipo de meio, a ética é fundamental para que você não se enfraqueça. O seu serviço, você sabe qual é. Apenas o faça

Você é uma aficionada por blog? by lsueli6

Aprendi a ser, desde o momento em que as pessoas viram que eu tinha potencial.

É muito bom quando reconhecem o nosso esforço! É meu hobby =D

__________

É isto pessoal! Espero que gostem e no caso, mandem mais perguntas!

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

7 comentários em “ECO Formspring.me – VivoVerde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.