Ecologia de paisagens – o mundo visto de cima

Por Carol Guilen*

Você sabe o que é ecologia de paisagens? Não, não tem nada a ver com paisagismo. É uma área das ciências ambientais que estuda os fluxos e as interações ecológicas espacialmente: “vistos de cima”, por assim dizer.

A ecologia de paisagens usa imagens de satélite, fotografias aéreas e mapas para estudar temas como a migração de animais, o espalhamento do fogo, para onde vai o desmatamento e onde ocorre regeneração, entre outros. Permite avaliar se é melhor criar uma reserva biológica circular ou longa e estreita, e ajuda a criar áreas protegidas em forma de mosaicos, para funcionarem muito melhor.

Possibilita ainda que os pesquisadores descubram se os desmatamentos ocorrem mais perto ou longe de estradas, e se grupos de animais podem se alimentar de áreas de florestas separadas por um rio, por exemplo.

É da ecologia de paisagens que surgiu o conceito de corredores ecológicos, hoje tão em voga. E há muitas outras contribuições que esses estudos podem trazer. Uma delas é estimar qual o impacto que as mudanças do Código Florestal teriam sobre o desmatamento dos biomas brasileiros.

Quando você estiver num lugar alto, procure observar os padrões e fluxos que ocorrem na paisagem aos seus pés: se é uma cidade, como os carros atravessam os bairros pelas ruas e avenidas, como os prédios estão espalhados ou agrupados em áreas centrais, como as ruas arborizadas se distribuem na malha urbana. Se é uma área rural ou natural, como estão organizadas áreas de floresta e de plantação ou pastagens, se os córregos são ladeados por matas ciliares que podem servir de corredores para aves e outros animais.

Tudo isso são padrões e fluxos espaciais, que determinam em grande parte a qualidade do ambiente, para os seres humanos, plantas e bichos.  Se você gostou de descobrir sobre ecologia de paisagens aguarde, mais posts sobre ciências ambientais virão. Você sabe, por exemplo, o que é etnobiologia? Aguarde até o próximo post 😉

~~

*Carol Guilen é bióloga e ecóloga de paisagens, trabalhando com pesquisa científica na Universidade Federal de Minas Gerais. Escreve sobre meio ambiente e sustentabilidade na prática para os blogs www.coletivoverde.com.br e Do Nosso Quintal pro Mundo (https://donossoquintal.wordpress.com), divulgando o movimento de Transição para a sustentabilidade. Agora no início de 2012, passa a colaborar também com o VivoVerde, ajudando a divulgar os temas ambientas para o grande público.

Contatos:

Twitter – @carol_guilen  | Google + carol guilen |

https://donossoquintal.wordpress.com

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do Portal VivoVerde, nascida e residente de Minaçu/GO e há 12 anos escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduada em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultor, ministra treinamentos nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @VivoVerde | Instagram: @DaianeVV | 063999990294

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.