O Maior Edifício Solar do Mundo

Por FiliPêra

worlds-largest-solar-array1

A China pode ser o país mais poluidor do mundo, mas ainda assim acabou de lançar uma iniciativa interessante no sentido de um melhor aproveitamento de energias alternativas: terminou de construir o maior edifício de energia solar do mundo. O prédio está localizado na cidade de Dezhou, no noroeste da China, numa região já batizada de China Solar Valey. São ao todo megalomaníacos 75.000 m² de área ocupada pelo edifício e 6.500 m² de painéis solares. Lógico que uma obra dessa magnitude não teria finalidades menos portentosas, o que se mostra verdadeiro, visto que ele será sede do 4º Congresso da Iniciativa Internacional das Cidades Solares, em setembro de 2010.

O nome desse mamute é International Conference Communicate Center e foi inaugurado no passado dia 27 de Novembro, com as tecnologias mais avançadas que existem na questão do aproveitamento de energia solar, algumas delas desenvolvidas por chineses, especialmente para essa construção. O formato do edifício foi feito para lembrar um relógio do sol, inclusive com os caracteres chineses para “sol” e “lua” nele, ao mesmo tempo em que é o ideal para receber a luz solar o dia inteiro.

worlds-largest-solar-powered-office-building1

A cidade de Dezhou, bem como a região de China Solar Valey, não foi escolhida aleatoriamente. Por lá, existe um programa para economia de energia no aquecimento de água utilizando painéis solares, atingindo um milhão de domicílios. Até o fim de 2010, a idéia é que 200 milhões de pessoas usem água aquecida pela luz solar.

[Via Treehugger]

____________________________________________________

O Filipêra é um dos nerds integrantes do Nerds Somos Nozes, que para mim, é o melhor blog do gênero. E ele também é meu amigo pro-blogger do ♥. Amo mais que tudo!

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

7 comentários em “O Maior Edifício Solar do Mundo

  • Pingback:EcoZilla

  • 16 de dezembro de 2009 em 22:26
    Permalink

    Adorei a matéria, querido!! Esta eu não sabia…

    Com certeza são articulações que veem para melhorar o dia a dia das pessoas… esta da água quente (via solar) para a população é uma boa, programas assim poderiam chegar ao Brasil, com certeza.

    Beijos e obrigada por postar hoje no blog, me salvou demais, enquanto eu estava no solzão quente de Palmas e plantando soja… bla bla bla kkkk

    =]

  • Pingback:Maira Cristina

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • Pingback:Eng. Daiane Santana

  • 24 de dezembro de 2009 em 10:41
    Permalink

    Os Chineses sabem VALORIZAR os seus AUTO-DIDATAS & AGUAPÉ

    O teor dessa matéria me leva a expor o que segue.

    Os Chineses sabem VALORIZAR os seus AUTO-DIDATAS e aqui no Brasil, ainda não aprendemos isso – Acorda Brasil ! ! ! ! ! ! !

    Os AUTO-DIDATAS são mais SÁBIOS que a maioria dos PHD’s preparados pela maioria das UNIVERSIDADES –alguns dos seus AUTO-DIDATAS certamente orientaram / demonstraram as Autoridades Chinesas sobre a IMPORTÂNCIA de se construir o Centro de Convenções Modelo de Energia Solar.

    Estou certo que as Autoridades Chinesas esperam que a CHINA se torne Referência em Energia Solar e, com isso, consigam Implementar o seu Parque Industrial de Desenvolvimento & Produção de Sistemas de Geração de Energia Elétrica e se tornar Líder Mundial.

    Os referidos AUTO-DIDATAS certamente apontaram / demonstraram, também, que o RECURSO contribuirá para REDUÇÃO das suas POLUIÇÕES – importante para a Preservação do Meio Ambiente & Biodiversidade e Futuras Negociações sobre as Mudanças Climáticas que no meu entender devem ser substituídas por “POLUIÇÕES e suas Conseqüências ao Meio Ambiente & Biodiversidade”

    ALERTA – O Brasil, também, precisa ACORDAR para a IMPORTÂNCIA do AGUAPÉ – podemos / devemos torná-lo como o DESPULUIDOR da ÁGUAS, O ALIMENTO do FUTURO e o Principal Substituto do Petróleo & Derivados, além disso poderá promover um SALTO no Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    REFLEXÕES CHAVES: A Equipe BR do AGUAPÉ sugere a toda Sociedade Brasileira realizar Boa Leitura & Profundas REFLEXÕES, certo que, através da UNIÃO, poderemos construir uma FERRAMENTA capaz de resgatar os Grandes VALORES que são fundamentais para se reestabelecer Uma POLÍTICA, de FATO, SUSTENTÁVEL. – Lembrem-se que SANEAMENTO BÁSICO, até os últimos tempos, sempre foi considerado como algo INVISIVEL & sem repercussão POLÍTICA (não dá votos) – mero ENGANO: com a utilização do AGUAPÉ, o FANTÁTISCO RECURSO NATURAL de que dispomos, podemos Reduzir SENSIVELMENTE as POLUIÇÕES das ÁGUAS e simultaneamente Promover VISIVEL Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL, podendo gerar Milhões de Votos, mais CONSCIENTES & SUSTENTÁVEIS em todo Território Brasileiro.

    ALERTA, em nome da ÉTICA ! ! ! ! ! ! !
    Na Manipulação do AGUAPÉ recomenda-se Muito Cuidado porque a INEXPERIÊNCIA pode levar o INDIVÍDUO à sua MORTE > > > Seja Extremamente Cuidadoso ! ! ! ! ! ! !

    Equipe BR do AGUAPÉ RECOMENDA: |Mundo Estranho| |Viver SUSTENTÁVEL| |Nosso Futuro Comum| |Sabedoria incomum| | | | |

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    Missao Tanizaki
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  • Pingback:vivoverde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.