Painel solar feito de cabelo

cabelo

E eu que pensava que os cabelos já eram “demais” por conter todo do DNA, por permanecerem intactos por milhares de anos, enfim me enganei e me surpreendo com uma invenção bem interessante e que vem aparecer em boa hora. A invenção produz 18 wats de energia e custa cerca de R$ 69, mas seria possível reduzir esse preço pela metade em escala industrial.

imagem1

Milan Karki, 18 anos, morador de uma vila rural no Nepal, afirma ter criado o que pode ser a solução para problemas energéticos no mundo: um painel solar feito com cabelos.

“Primeiro eu queria gerar eletricidade para minha casa, depois para minha vila. Hoje eu já penso no mundo inteiro”, disse Karki, em entrevista ao jornal inglês Daily Mail.

A melanina, pigmento do cabelo humano, atua como condutor e substitui o silicone, um dos responsáveis pelo alto preço dos painéis solares. A ideia do jovem é produzir comercialmente e vender para as cidades e vilas do Nepal — onde o acesso a energia elétrica ainda é limitado em alguns lugares.

imagem2

Os painéis produzem 18 wats de energia e custam 23 libras (cerca de R$ 69), mas Karki acredita que com escala seria possível reduzir esse preço pela metade.

Fonte: PEGN/ Dica: @NemetRH

Daiane Santana

Daiane Santana é a idealizadora do #VivoVerde, mora em Palmas/TO há 15 anos e há 11 escreve neste site. Formada em Engenharia Ambiental, pela UFT – Universidade Federal do Tocantins, pós-graduanda em Gestão de Recursos Hídricos e Segurança do Trabalho. Atua como consultora nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalho e está a disposição do mercado de trabalho. Contato: contato@vivoverde.com.br | daiane@vivoverde.com.br | Twitter - @DaianeVV | Instagram: @DaianeVV

5 comentários em “Painel solar feito de cabelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.